DÚVIDAS

Vasectomia: entenda se cirurgia interfere na potência sexual e se pode ser reversível

Urologista explica quem pode, se é seguro e como é feito o procedimento de esterilização de homens

Publicado em: 23/01/2023 17:41
Última atualização: 22/01/2024 11:44

A vasectomia é uma cirurgia simples com a finalidade exclusiva de esterilização do homem. Em outras palavras, impossibilita de ter filhos naturalmente. Mas muitas dúvidas ainda pairam sobre o assunto. O urologista Guilherme Sjöman de Brum, que atende pelo Grupo São Pietro Saúde, comenta sobre a cirurgia. 

Vasectomia Foto: Adobestock

Considerado um procedimento eficiente e seguro, a vasectomia pode ser realizada em homens com mais de 25 anos ou com dois filhos vivos. De acordo com Brum, "a cirurgia é de pequeno porte, podendo ser realizada com anestesia local ou com sedação geral, conforme a avaliação médica e preferência do paciente. A recuperação costuma ser rápida e o paciente tem alta hospitalar no mesmo dia, podendo voltar às atividades alguns dias depois", comenta.

A vasectomia não interfere na capacidade de ereção e o volume do líquido ejaculado continua igual. Também não influencia na potência sexual e apresenta menos complicações em relação à laqueadura de trompas na mulher.

"Na cirurgia, o médico urologista corta um canal chamado ducto deferente. É este canal que leva o espermatozoide do testículo até as vesículas seminais, onde vai ser eliminado na ejaculação", explica Brum.

Pode ser reversível

Ainda de acordo com o médico, a reversão da vasectomia é possível, mas costuma ser uma cirurgia complexa e com resultados variados de sucesso. "Tudo depende do tempo transcorrido desde a vasectomia; o ideal é uma adequada avaliação pré-operatória e aconselhamento do urologista para minimizar os riscos de arrependimentos", explica Brum.

Referência na área no Sul do País, o Grupo São Pietro possui um Pronto Atendimento Urológico no Prime Day Hospital de Porto Alegre, além de unidades de Uro & Oftalmo Center em diferentes
regiões do Rio Grande do Sul.

O grupo, que atende em unidades em Canoas, Portão e Taquara, conta com tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, com todo o maquinário necessário para oferecer o melhor atendimento possível aos pacientes em suas unidades.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas