abc+

SAÚDE DOS OLHOS

Usar lente de contato pode deixar cego? Entenda os perigos e os cuidados necessários

Jovem brasileira de 18 anos teve uma laceração na córnea usando lentes de contato, mas motivo pode não ser tão simples

Publicado em: 10/07/2024 às 17h:28 Última atualização: 10/07/2024 às 17h:29
Publicidade

É possível ficar cego usando lentes de contato? A resposta é sim e aconteceu com uma jovem de 18 anos ainda neste ano. Porém, o que fez com que ela perdesse a visão só ocorreu por conta das lentes?

É possível ficar cego usando lentes de contato? A resposta é sim | abc+



É possível ficar cego usando lentes de contato? A resposta é sim

Foto: Pixabay

A estudante Lara Brandão Tironi, viralizou no TikTok ao relatar o caso, perdeu a visão do olho direito devido ao uso incorreto de lentes de contato.

Ela contraiu ceratite amebiana, uma infecção grave da córnea causada pelo protozoário Acanthamoeba, encontrado na água. Nas redes, ela alertou sobre os erros que a levaram à situação, como coçar os olhos e tomar banho com as lentes.

“Não foi culpa da marca nem do local onde eu comprei. Foi culpa totalmente minha. Foi irresponsabilidade”, disse. “Eu tinha o costume de ficar coçando o olho. Isso me causou uma laceração na córnea. E eu também tomei banho usando as lentes.”

Após a experiência, a fim de alertar as pessoas sobre os riscos e cuidados necessários, a tiktoker ainda afirmou: “se você quer usar lente, ouça o que o médico indicar e siga à risca o que ele diz. Se você acha que não vai conseguir, que não é uma pessoa higiênica, não use lente de contato”, destaca.

Entretanto, diversas outras atitudes podem colocar a saúde ocular em risco, inclusive levando à cegueira. Entenda quais são e quais os cuidados necessários com as lentes de contato:

O que é ceratite amebiana?

A ceratite amebiana é uma infecção rara, causada por espécies de Acanthamoeba, um tipo de ameba. A médica Ione Alexim, oftalmologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explica que elas são protozoários comuns em ambientes úmidos, especialmente em locais com água.

Geralmente, os infectados são pessoas que usam lentes de contato e, para se prevenir, elas não devem usar as lentes ao nadar, em banheiras ou ao tomar banho de chuveiro.

“Este protozoário possui um potencial considerável de agressividade, podendo afetar células visuais essenciais nos pacientes afetados”, afirma a oftalmologista.

Ela explica que a ceratite geralmente ocorre quando há uma abertura na córnea do paciente, isto é, algum machucado ou arranhão, que pode ser causado pelo uso das lentes de contato ou por traumas locais – como coçar os olhos. Essas lesões facilitam a entrada de agentes infecciosos.

Usar lente de contato é perigoso?

Luiz Brito, oftalmologista do Hospital de Olhos de São Paulo, explica que, além da ceratite amebiana, que é mais rara, os principais problemas que podem surgir com o uso inadequado das lentes são:

  • lesões nas córneas;
  • conjuntivites alérgicas e infecciosas;
  • úlceras.

inclusive, elas podem resultar em uma necessidade de transplantes de córnea de urgência ou até perda total da visão.

Mas isso não significa que usar lentes de contato seja necessariamente perigoso. Segundo Brito, o usuário pode enfrentar riscos se não fizer uma adaptação adequada das lentes aos seus olhos junto ao oftalmologista ou se não mantiver a higiene correta.

“A lente de contato altera a fisiologia da superfície ocular e da córnea, facilitando qualquer tipo de infecção”, explica.

No entanto, seguindo as recomendações, o uso das lentes será seguro, segundo Ione. “Não é perigoso usar lentes de contato desde que siga corretamente as orientações do oftalmologista”, completa a médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Como cuidar das lentes de contato?

Os especialistas explicam que algumas recomendações fundamentais são:

  • Lavar bem as mãos antes e depois de manipular qualquer material que vá aos olhos, incluindo colírios, lentes de contato ou óculos;
  • Usar soluções de limpeza próprias para lentes de contato e não soro fisiológico ou outras substâncias;
  • Respeitar o tempo de uso recomendado – no máximo, oito horas por dia -, e o tempo correto de descarte das lentes. Algumas são de uso diário, outras mensal ou anual;
  • Não usar graus inadequados e marcas desconhecidas nem comprar o produto sem orientação médica;
  • Não coçar os olhos.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) elenca outras regras importantes para o uso correto das lentes de contato:

  • Dê preferência para lentes de contato de troca diária;
  • Nunca entre em piscina, mar, rios ou banho com a lente de contato. Mas caso isso aconteça, despreze-a logo em seguida;
  • Tenha óculos de grau para uso intercalado com as lentes. Os olhos agradecem muito um descanso das lentes;
  • Nunca durma com a lente de contato. Quando dormimos, nosso olho fica com menos oxigenação , sendo mais susceptível a infecções;
  • Tenha o contato de algum oftalmologista de confiança caso apresente algum sinal de alarme como desconforto, piora da visão ou vermelhidão ocular;
  • Mantenha o olho lubrificado. Nem todo colírio lubrificante pode ser usado quando se está com as lentes de contato. Portanto, peça ao seu médico oftalmologista para lhe prescrever colírios lubrificantes adequados.
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade