abc+

ATENDIMENTO MUDA

UPA de Sapiranga será desocupada para obras a partir desta segunda-feira; veja como fica o atendimento

Prédio entra na segunda fase de obras e atendimento será dividido com UBS no Centro da cidade

Eduardo Amaral
Publicado em: 03/01/2025 às 19h:52 Última atualização: 03/01/2025 às 19h:52
Publicidade

A partir da próxima segunda-feira (6) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sapiranga
passa a restringir o atendimento para dar continuidade às obras de ampliação do prédio. Para manter o atendimento, o governo municipal irá realocar pacientes, além de ampliar o horário de atendimento de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

LEIA TAMBÉM: Carro que bateu contra ambulância foi roubado de motorista de aplicativo pouco antes do acidente em São Leopoldo

UPA de Sapiranga está em reformas desde o dia 18 de novembro | abc+



UPA de Sapiranga está em reformas desde o dia 18 de novembro

Foto: Cláudia Silva/Prefeitura Sapiranga

No caso dos atendimentos de emergência, os pacientes serão encaminhados para a UBS Centro, localizada na Avenida João Corrêa. Quem buscar a UPA até aproximadamente 6h30 ainda será atendido no local até segunda-feira, mas os que chegarem após este horário serão direcionados pela equipe para a UBS Centro, distante cerca de 2 quilômetros.

Casos mais graves como acidentes de trânsito, que necessitam da intervenção de ambulâncias, devem ser atendidos diretamente no hospital da cidade.

Já a UBS São Luiz terá seu horário de funcionamento ampliado até a meia-noite, enquanto a UBS Amaral Ribeiro ficará aberta até as 19h, ambas de segunda a sexta-feira. A medida busca dar apoio para livre demanda, quando os pacientes buscam sozinhos o atendimento, a urgência e emergência na UBS Centro.

Obras e custos

Iniciada no dia 18 de novembro de 2024, as obras na UPA Sapiranga preveem melhorias no novo hall, ampliação da sala de espera, troca de piso, reorganização das salas, uma nova casa de máquinas, entre outras ações. Finalizados os trabalhos o prédio passará a ter 1.060 m².

Foram alocados pouco mais de R$ 821,99 mil para realização das intervenções que tem previsão de serem concluídas entre março e abril de 2025. O dinheiro veio de emendas parlamentares e recursos próprios do município. 

A suspensão do atendimento acontece pois as intervenções preveem medidas como quebra de paredes e outras medidas técnicas que irão inviabilizar o atendimento no local.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade