abc+

CONTAMINAÇÃO

Unhas de fibra de vidro e gel podem fazer mal? Dermatologista explica os riscos

Procedimento de aplicar as unhas de fibra de vidro pode facilitar a contaminação por microrganismos, pois afeta uma das camadas das unhas

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 02/05/2024 às 14h:16 Última atualização: 02/05/2024 às 14h:17
Publicidade

As unhas de fibra de vidro e de gel são as grandes tendências atualmente e ganharam cada vez mais notoriedade a partir da divulgação dos procedimentos por blogueiras e celebridades através das redes sociais. Muitas mulheres passaram a optar por esses estilos de unha pela questão estética, por serem mais resistentes e pela durabilidade do esmalte.

Dermatologista alerta para os riscos que o lixamento das unhas pode provocar à saúde  | abc+



Dermatologista alerta para os riscos que o lixamento das unhas pode provocar à saúde

Foto: Divulgação

Esse tipo de procedimento dura aproximadamente um mês, algo que dificilmente seria atingido com a utilização um esmalte normal. Apesar disso, esses acessórios apresentam riscos à saúde das unhas, deixando-as mais propensas à proliferação de fungos e bactérias.

Procedimento oferece risco de contaminação

O alerta é do médico dermatologista Renan Miotto. O especialista é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS). Miotto explica que o alongamento de fibra de vidro acaba sendo mais prejudicial em comparação com a unha de gel.

“A unha de fibra de vidro é mais perigosa, porque se realiza a lixação da superfície da unha, provocando o surgimento de cavidades em que serão colocadas as microfibras grudadas diretamente no local, tornando-o ainda mais suscetível ao surgimento de bactérias e fungos”‘, afirma o dermatologista.

Miotto também relata a ocorrência de pacientes que precisaram retirar o procedimento rapidamente, por apresentarem alergias que causavam dor e ardência. Além disso, é preciso atentar-se a contraindicações desses procedimentos, que não devem ser realizados em casos de psoríase, gestantes, diabéticos ou em tratamento contra o câncer.

É necessário sempre consultar um dermatologista antes de realizar a aplicação para conhecer a saúde das próprias unhas.  

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade