A vitamina C realmente faz bem para o sistema imunológico, mas será que tomar o suplemento é capaz de prevenir doenças respiratórias?
Para desvendar os mitos e as verdades sobre as gripes e resfriados, o infectologista Stefan Cunha Ujvari, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, da cidade de São Paulo, responde.
LEIA MAIS: Pegar “friagem” ou chuva dá gripe? Especialista responde
Tomar vitamina C evita a gripe e outras doenças respiratórias?
Segundo Cunha, não passa de um mito. Embora a vitamina C seja essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico, estudos científicos não comprovam que a sua suplementação seja eficaz na prevenção de gripes, resfriados ou outras doenças respiratórias em pessoas saudáveis.
SAIBA MAIS: Saiba quais são as diferenças entre gripe e resfriado e como se prevenir
Na verdade, o nosso corpo já está preparado para obter a vitamina C de que necessita diariamente por meio da alimentação, por exemplo. Por isso, a suplementação só é recomendada para pessoas com deficiências comprovadas da vitamina.
Para piorar, quando consumimos quantidades acima da dose diária recomendada, a taxa de absorção da vitamina C diminui consideravelmente. Com isso, grande parte dessa vitamina extra acaba sendo eliminada na urina.
LEIA TAMBÉM