FERTILIDADE

Tentando engravidar? É melhor evitar essas duas bebidas

Especialista explica bebidas que devem ser evitadas por mulheres que estão tentando engravidar e por quais motivos

Publicado em: 16/09/2024 17:20
Última atualização: 16/09/2024 17:27

Entre muitos mitos repercutidos sobre fertilidade e nutrição, existem duas bebidas que devem, de fato, ser evitadas por mulheres que estão tentando engravidar, de acordo com a ginecologista Fernanda Garanhani Surita para a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

CONFIRA: Queimadas exigem mais cuidados com a saúde; confira orientações


Café enquanto tenta engravidar: pode ou não? Foto: Freepik

VEJA TAMBÉM: SETEMBRO AMARELO: Mulheres possuem mais chances de ter depressão antes da menopausa

Bebidas x gravidez

É um fato conhecido que mulheres devem evitar bebidas alcoólicas durante a gravidez. Afinal, o consumo interfere diretamente na formação do embrião, especialmente do sistema nervoso central, de acordo com o Ministério da Saúde. Isso pode resultar em anomalias congênitas como a microcefalia, alterações faciais e em outros órgãos.

Porém, também é recomendado passar longe do álcool muito antes da gestação, explicou Fernanda, Isso porque ele prejudica a maturação dos ovócitos femininos, de acordo com a ginecologista, que é ex-presidente da Comissão Nacional de Especialização (CNE) de Assistência Pré-natal da Febrasgo.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

E a restrição não vale apenas para as mulheres. Conforme Fernanda, o consumo de álcool também é prejudicial para o esperma dos homens. "Por isso, deve ser descontinuado quando o casal decide engravidar", explicou ela.

LEIA MAIS: RECEITAS: Confira 3 sucos com frutas de setembro

O café e as tentativas de engravidar

A outra bebida que deve ser evitada: toda em que houver cafeína. Afinal, ela está nos refrigerantes, energéticos e até alguns chás. Isso porque o consumo pode reduzir as chances da gravidez, conforme Fernanda.

Mas, não é preciso se livrar do café totalmente, já que os descafeinados não apresentam nenhum risco.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilSaúde
Matérias Relacionadas