DICAS DE SAÚDE
Tatuagem nova? Veja 5 dicas de especialistas para peles tatuadas
Especialistas explicam o que evitar e como cuidar para que as tatuagens não desbotem e a saúde da pele fique intacta
Última atualização: 10/09/2024 16:31
Para marcar uma memória especial ou apenas pela beleza, as tatuagens são amadas. Mas, para que elas não afetem a saúde ou percam os traços, é preciso seguir alguns cuidados.
LEIA MAIS: RECEITAS: Suco de laranja com cenoura e kiwi é diferente e traz benefícios para a saúde
Quanto aos cuidados, a Sociedade Norte-Americana de Dermatologia (AAD) explica cinco dicas para manter os traços bonitos e a pele saudável. Confira:
5 dicas de como cuidar da tatuagem
1. Tatuagem seca? Passe cremes ou loções a base de água
Se a tatuagem estiver seca, o recomendado pelos dermatologistas da AAD é passar loção ou creme a base de água. Isso porque os possuem petróleo como base podem fazer com a tinta acabe desbotando.
2. Proteja as tatuagens com protetor solar
Os raios ultravioleta (UV) também podem fazer com que a tinta desbote, por isso o protetor solar é um grande aliado das tatuagens.
Se sair no sol, a recomendação é passar um produto que tenha SPF 30 ou maior, 15 minutos antes de ir para a rua. E, para uma proteção completa, reaplique a cada duas horas.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
3. Nada de máquinas e lâmpadas de bronzeamentos
As máquinas de bronzeamento são proibidas no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já que podem aumentar os riscos do câncer de pele. Além disso, podem causar reações nada agradáveis com a tinta e fazer com que ela comece a desbotar.
4. Ao notar reações, consulte um dermatologista
Se notou alguma reação ou mudança incomum, é hora de ir em um dermatologista. Ele poderá dar diagnóstico e tratamento corretos.
5. Pensando em fazer uma nova tatuagem? Evite as pintas
Se está pensando em fazer uma nova tatuagem, a dica dos especialistas é evitar as pintas. Elas são um ponto importante de detecção de melanoma, o tipo mais mortal de câncer de pele que, se diagnosticado no cedo, é altamente tratável.