MEMÓRIA E MENOPAUSA

Sofrendo com brain fog? Veja 7 dicas para melhorar a memória na menopausa

Brain fog é comum da pré até a pós-menopausa, então confira 7 dicas de especialistas para proteger o cérebro e, consequentemente, melhorar a memória

Publicado em: 28/08/2024 13:41
Última atualização: 28/08/2024 13:42

Apesar de não parecer, ter momentos de confusão mental e esquecimentos cada vez mais pontuais é algo normal para as mulheres que estão na pré-menopausa. E não há motivo para pânico: isso não indica que um quadro de demência está se desenvolvendo.

CONFIRA: Preta Gil enfrenta novo diagnóstico de câncer: "Não é fácil, mas vou vencer mais uma vez"


Demência? Calma! Pode ser apenas mais um sintoma da pré-menopausa Foto: Freepik

LEIA MAIS: É possível prevenir a demência? Fazer estas 5 coisas pode diminuir risco da doença

Na verdade, cerca de 40% a 60% das mulheres que estão na meia idade relatam sofrer com sintomas cognitivos, como os esquecimentos, durante a transição da menopausa. E o conjunto destes sinais é o chamado brain fog.

A explicação é de um artigo publicado em março deste ano pela Sociedade da Menopausa e pela Sociedade Norte-Americana de Menopausa (Nams).

FIQUE DE OLHO: Aprenda a fazer um suchá com amora que ajuda a regular hormônios e diminuir fogachos

Brain fog ou demência? Entenda os sintomas que podem surgir na pré-menopausa que são normais

Geralmente, as mulheres que passam pelo brain fog relatam sentir:

  • confusão mental;
  • dificuldade de lembrar palavras, nomes, anedotas e números;
  • incapacidade de focar ou/e de se concentrar;
  • maior distração ou perda de raciocíneo;
  • esquecimentos durante o cotidiano e até de eventos e datas (por exemplo: o que foi pegar na sala).

Lembrando que os sintomas do climatério costumam se manifestar em forma e intensidade diferentes para cada mulher. Por isso é importante ter um acompanhamento médico, já que somente ele poderá analisar cada caso separadamente.

NÃO PERCA: Aprenda a fazer um suco natural que ajuda na memória e aumenta a disposição

Esquecimentos da menopausa é para sempre?

Esses esquecimentos, consfuões mentais e até, são incômodos e podem afetar a qualidade de vida das mulheres, que acabam temendo até estarem no princípio de doenças cogntivas. Mas eles pasasm!

"Demência na meia-idade é muito rara", explica a Sociedade Brasileira do Climatério (Sobrac). A preocupação existe nos casos de mulheres que possuem histórico familiar da doença de Alzheimer precoce.

Os esquecimentos e todos os sintomas do brain fog geralmente são leves e melhoram na pós-menopausa, afirma a Nams. Então, não há com o que se preocupar.

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Para as mulheres que querem melhorar a memória e proteger o cérebro, a Sobrac compartilhou dicas que podem auxiliar neste momento. Confira:

 

7 dicas para melhorar a memória na pré-menopausa e proteger o cérebro

1. Desafie o cérebro

A primeira dica é desafiar e exercitar o cérebro sempre, aprendendo novas habilidades, lendo, até fazendo passa-tempos que estimulem ele, até se voluntariar pode ajudar.

2 Mantenha-se conectado 

Mantenha-se conectado: continuar engajado socialmente aumenta a saúde do cérebro. Então, nada de solidão! Passe tempo de qualidade com a família e amigos, se inscreva em cursos novos e tente participar das atividades da comunidade local.

3. Faça, pelo menos, mais de 2 horas de atividade física toda semana

Fazer atividades físicas regulares aumentam o condicionamento cardiovascular, auxiliando não apenas na saúde do coração, mas diminuindo o risco de demência.

A Sobrac indica fazer 2 horas e meia de exercícios aeróbicos por semana, um mínimo de 150 minutos, na intensidade moderada, além de outras atividades físicas.

4. Faça check-ups e cuida de outros aspectos da saúde 

Uma das primeiras indicações da Sobrac é: "faça check-ups regulares". E cuide de outros aspectos da saúde, principalmente quando se trata de pressão alta e diabetes, que são prejudiciais para a saúde cerebral.

A obesidade também pode prejudiciar o cérebro, então a dica da Sobrac é observar o peso pelo controle do Índice de Massa Corporal (IMC). Além disso, eles inficam que a mulher estabeleça uma meta para controlar a pressão arterial.

5. Cuide do coração

"Um coração saudável anda de mãos dadas com um cérebro saudável", afirma a Sobrac. Então, cuide dele.

6. Pare de fumar, beba com moderação e durma bem

Apenas exercícios físicos? Não! Largar o vício do tabaco pode ajudar a manter a saúde do cérebro e, é claro, se for tomar bebidas alcoólicas, o indicado é sempre tomar com moderação.

Dormir bem, pelo menos o suficiente para a idade, e tentar minimizar o estresse diário fazem parte de um estilo de vida saudável.

7. Evite lesões

Outra dica da Sobrac é evitar bater ou lesionar a região da cabeça.

 

 

 

Fonte: The Menopause Society; Nams; Sobrac

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilSaúde
Matérias Relacionadas