SAÚDE DA MULHER
SETEMBRO AMARELO: Mulheres possuem mais chances de ter depressão antes da menopausa
Novo estudo mostra os riscos de ter sintomas depressivos entre as fases da menopausa
Última atualização: 13/09/2024 16:47
A depressão faz parte da grande lista de sintomas da menopausa, de acordo com o Ministério da Saúde e a Sociedade Internacional da Menopausa (IMS). Mas um novo estudo mostra que as mulheres possuem mais riscos de sofrer com a doença muito antes da última menstruação.
CONFIRA: JARDIM: Essas ferramentas ajudam na saúde e na limpeza das plantas
FIQUE POR DENTRO: MISS UNIVERSE: Candidata do Amapá desiste do concurso e faz graves acusações; entenda
Um estudo da University College London (UCL), na Inglaterra, mostrou que as mulheres que estão na perimenopausa possuem 40% mais chances de ter depressão.
A perimenopausa é a fase em que começa o fim da vida reprodutiva da mulher, acontecendo entre cinco e sete anos antes da menopausa. Nela, os níveis de estrogênio e progesterona começam a oscilar, causando diversas mudanças de humor, nos ciclos menstruais, entre outros sintomas. E isso inclui a depressão.
A pesquisa analisou mais de 9 mil mulheres de diversas partes do mundo e concluiu que os riscos de ser diagnosticada com depressão, ou mesmo ter sintomas do transtorno, são exponencialmente maiores para as que estão na perimenopausa do que na pré.
O estudo foi publicado em junho deste ano no Journal of Affective Disorders.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
"Nossos resultados enfatizam a importância de reconhecer que mulheres nesta fase da vida são mais vulneráveis para experenciar a depressão", afirmou o doutor Roopal Desai, um dos autores da pesquisa, para a UCL.
Ele ainda explicou que isso demonstra o quanto é necessário dar suporte para as mulhres, ajudando em todas as necessidades que elas possam ter, principalmente quanto a saúde mental.
Onde procurar ajuda?
O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia.
O CVV tem cerca de 3 mil voluntários e atende aproximadamente 8 mil ligações por dia.
Telefone do CVV: 188