ALTA NOS CASOS

SARAMPO: Doença coloca autoridades de saúde em alerta; conheça sintomas e como é transmitida

Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul recomendou a vacinação contra a doença, principalmente para quem vai viajar para o exterior

Publicado em: 11/07/2024 11:20
Última atualização: 11/07/2024 11:20

A alta nos casos de sarampo coloca autoridades de saúde em alerta em todo o mundo. Em maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um aviso sobre o avanço da doença. Segundo a OMS, os casos notificados aumentaram 94% em relação ao ano passado.


Sarampo Foto: Agência Brasil

Nesta semana, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul recomendou a vacinação contra a doença, principalmente para quem vai viajar para o exterior, devido ao aumento de viagens com a realização das Olimpíadas em Paris.

A tríplice viral é indicada para grupos entre um e 29 anos (duas doses); e entre 30 e 59 anos (uma dose). Quem for viajar deve tomar a vacina pelo menos 15 dias antes de embarcar.

Em janeiro deste ano foi registrado um caso da doença no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma criança que esteve na Ásia. Desde então, não ocorreu nenhuma outra confirmação.

Outra doença que tem chamado a atenção é a coqueluche, que tem aumentado em todo o mundo. O Ministério da Saúde se manifestou nesta semana e reforçou a recomendação de vacinação. A vacina que previne ela é a DTP (difteria, tétano e pertussis ou coqueluche).

O que é o sarampo

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode causar morte. A única maneira de prevenir o sarampo é por meio da vacinação.

Transmissão de sarampo

O vírus se instala na mucosa do nariz e dos seios da face para se reproduzir e depois vai para a corrente sanguínea. O sarampo é contagioso e uma pessoa infectada pode transmitir a doença para 90% das pessoas próximas que não estiverem imunizadas. A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias depois do aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. Depois do contato com alguém doente, a pessoa pode apresentar os sintomas em média após 10 dias, variando de 7 a 18 dias.

Sintomas de sarampo

– febre acompanhada de tosse;
– irritação nos olhos;
– nariz escorrendo ou entupido;
– falta de apetite;
– mal-estar intenso.

Conforme o Ministério da Saúde, também podem ser observadas, na parte interna das bochechas, manchas brancas que são características da doença.

Em 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo.

Após o aparecimento das manchas vermelhas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Complicações do sarampo

Crianças: pneumonia; infecções de ouvido; encefalite aguda (inflamação no encéfalo – parte do sistema nervoso dentro do crânio); morte.

Adultos: pneumonia.

Gestantes: parto prematuro; bebê com baixo peso.

Tratamento de sarampo

O sarampo não tem tratamento específico. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto provocado pelos sintomas da doença. Sob orientação médica, podem ser prescritos medicamentos para febre, hidratação oral, terapia nutricional com incentivo ao aleitamento materno e higiene adequada dos olhos, da pele e das vias aéreas superiores. As complicações bacterianas do sarampo devem ser tratadas especificamente. 

(*) Com informações do Ministério da Saúde

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilSaúde
Matérias Relacionadas