O verão chegou e, com ele, um sol mais forte e presente, apesar do tempo nos últimos dias oscilar um pouco. O momento é de relaxar e curtir as férias, mas a pele sempre precisa de cuidados e é importante não esquecê-los. “O sol é maravilhoso, mas a gente precisa sim saber dosar muito bem e se proteger de uma forma adequada”, afirma a médica dermatologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), dra. Gabriela Horn.
O verão é o momento em que os raios ultravioletas estão mais intensos e acabam prejudicando mais, aumentando o risco de doenças na pele. Confira passos importantes de como protegê-la durante o verão:
Hora certa de se expor ao sol
“A primeira questão em relação ao sol, é evitar os horários de maior índice de radiação ultravioleta (UV)”, explica Horn. O período é das 10 até 16 horas, quando há mais chance de malefícios. Se expor durante o momento pode ocasionar queimaduras e até aumentar o risco de câncer de pele.
Por tanto, é importante evitar fazer caminhadas durante os horários, ou entrar em piscinas e mar, prezando por antes ou depois. Se a pessoa insistir em ir ou se for o único horário que consegue, é necessário se proteger bem.
Use protetor solar
Uma das formas mais certeiras de se proteger do sol é usar o protetor solar. E não adianta passar apenas no rosto, todas as partes do corpo que acabem ficando expostas precisam ter uma camada do produto e da forma correta.
Este é um dos jeitos mais eficazes de prevenir o câncer de pele e envelhecimento, “e até mesmo doenças dermatológicas relacionadas à exposição solar”. “É uma forma simples e também bastante eficaz de estar fazendo uma prevenção.”
Chapéus, guarda-sóis, óculos e roupas são amigos
Aliados importantes, principalmente em locais abertos, são os chapéus e os guarda-sóis. Eles conseguem bloquear parte da radiação UV. Os de tecidos sintéticos, como nylon, bloqueiam 30% e os de lona ou algodão conseguem absorver 50%. “Tudo isso vai ajudar para que você possa aproveitar o verão”, diz Horn.
Óculos de sol podem ajudar a prevenir doenças como cataratas ou lesões na região. E não há razão para esquecer as roupas de algodão ou com proteção solar UV.
LEIA TAMBÉM