O saco de Douglas, região onde a jovem Lívia Gabriela da Silva Matos sofreu um corte e morreu, é uma reflexão mucosa que reveste o canal vaginal e as vísceras, como o intestino. Ele pode sofrer rupturas por alguns motivos, como falta de lubrificação ou a força com que o pênis é introduzido durante as relações sexuais. Mas exercícios pélvicos podem ajudar? A fisioterapeuta pélvica Elen Constant explica.
Exercício pélvico pode ajudar a evitar cortes na região?
Os exercícios pélvicos servem para fortalecer o assoalho da pelve, que reveste órgãos que ficam no local, como útero, vagina e reto. É verdade que eles podem evitar problemas, mas esse não é um deles.
Já o saco de Douglas, fica na parte baixa do abdômen, entre o intestino e o reto, explica Constant. O exercício não ajuda, já que o local está mais associado com a excitação na relação do que com o fortalecimento da pelve.
Para que serve o exercício pélvico?
Por ajudar a fortalecer o assoalho pélvico, o exercício pode evitar, quando feitas antes dos problemas, e tratar a chamada bexiga caída, ou prolapso, além das incontinências urinária e fecal. Além disso, pode ajudar a acabar com as dores na hora da relação, quando são causadas pela tensão do músculo.
LEIA TAMBÉM