SAÚDE

Quais são os primeiros sinais da menopausa? Especialista explica os 3 principais

Embora a menopausa seja diferente para cada mulher, os principais sintomas costumam ser os mesmos

Publicado em: 12/08/2024 14:20
Última atualização: 13/08/2024 09:17

A menopausa marca o fim da fase reprodutiva das mulheres e, embora seja um momento particular e diferente para cada uma, os principais sintomas costumam ser os mesmos.


Além das ondas de calor, entenda os 3 principais sintomas da menopausa Foto: Freepik

FIQUE DE OLHO: Vilão do cabelo no inverno é quem você menos espera; veja 3 dicas para cuidar da saúde dos fios no frio

A menopausa oficialmente chega após uma pessoa ficar 12 meses sem menstruar, acontecendo geralmente entre os 45 e 55 anos, de acordo com o Ministério da Saúde.

De acordo com o médico ginecologista Jaime Kulak, membro da comissão de climatério da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), os sintomas da menopausa são inúmeros.

Entretanto, ele afirma que existem alguns que são os primeiros e muito característicos. Eles acontecem "por conta da queda de estradiol, produzida pelos ovários", afirma.

VEJA TAMBÉM: Quer melhorar o metabolismo? Esses 3 sucos podem ajudar; veja como preparar

Entenda os três primeiros e principais sintomas da menopausa:

Alteração do ciclo menstrual

O primeiro sintoma da menopausa é o atraso do ciclo menstrual. Kulak explica que o o ciclo passa a ter um intervalo mais longo que o normal. Por exemplo, "com um intervalo entre as menstruações, variando entre 45 até 60, as vezes 90 dias", diz. 

Ondas de calor

As ondas de calor são outro dos sintomas característicos que a menopausa começou, segundo Kulak. Elas são passageiras e possuem uma duração de aproximadamente 1 a 2 minutos. Entretanto, podem causar um desconforto muito intenso para as mulheres.

Eles são momentos súbitos de calor no rosto, pescoço e parte superior do tronco, conforme o Ministério da Saúde. Geralmente, vêm acompanhados de vermelhidão na face, além de suor, palpitação, vertigem e cansaço muscular.

LEIA MAIS: FEBRE OROPOUCHE: Bebê nasce com anomalias congênitas associadas à doença; entenda

Falta de lubrificação vaginal que gera desconforto

Durante a menopausa, as concentrações de estradiol começam a diminuir. Por conta disso, a vagina pode ficar cada vez mais ressecada.

"Isso acontece porque o ambiente vaginal é extremamente rico em receptores de estradiol", explica. Inclusive, esse ressecamento pode ser desconfortável e levar a mulher a ter dores durante as relações sexuais com penetração.

Outros sintomas da menopausa

Como dito anteriormente pelo ginecologista, os sintomas da menopausa são inúmeros e vão muito além dos explicados acima. Entre eles, estão as alterações de humor, como o aumento da irritabilidade, instabilidade emocional, distúrbios de ansiedade, entre outros.

O cabelo e as unhas também podem ficar mais quebradiços, assim como a distribuição da gordura corporal pode mudar e acabar se concentrando mais na região da barriga.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Importância da ida ao médico

É importante consultar um ginecologista regularmente antes e durante a menopausa. Somente um médico pode avaliar as particularidades de cada caso e entender o que é mais recomendado para que os sintomas que estão incomodando diminuam e a qualidade de vida aumente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilSaúde
Matérias Relacionadas