A psoríase ganhou os holofotes nesta semana. A cantora Beyoncé revelou em entrevista que convive com a doença crônica desde a infância.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Para quem não a conhece, é uma inflamação crônica metabólica que acomete pele e circulação. E como identificar a doença?
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Quais os sintomas de psoríase?
Em entrevista ao Grupo Sinos, o dermatologista Rafael Soares detalha que “os sintomas iniciais são manchas avermelhadas e descamativas localizadas na maior parte das vezes em couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Mas há casos em que a doença pode comprometer todo o corpo, inclusive palmas e plantas dos pés”. Esses sintomas, destaca Soares, aparecem e desaparecem de forma periódica.
O médico ainda esclarece que o diagnóstico clínico é feito pelo dermatologista e, dependendo do caso, pode ser necessária a realização de biópsia. “Existem dois picos de incidência: na segunda e na quinta décadas de vida. Vale lembrar que, entre os fatores de risco para ter ou despertar a doença estão o histórico familiar, estresse, obesidade e tabagismo”, acrescenta o especialista na área.
LEIA TAMBÉM
Publicidade