BLOG NUTRINDO

Probióticos são benéficos para todos? Quem deve consumir?

Publicado em: 16/05/2023 12:24
Última atualização: 26/03/2024 21:03


Probióticos são benéficos para todos? Quem deve consumir? Foto: Reprodução/Freepik

Probióticos são microrganismos vivos, ou seja, bactérias, que quando ingeridos em quantidades adequadas, conferem benefícios a saúde.

O consumo de suplementos probióticos ganharam bastante relevância recentemente. 

Mas será que todos podem consumir probióticos e se beneficiam de suas propriedades?

A resposta é: não!

Assim como outras suplementações, os probióticos devem ser utilizados apenas conforme a prescrição de nutricionista ou médico que esteja acompanhando o paciente e seja especializado na área. 

Cada cepa de probióticos possui uma finalidade no organismo, pois tem atuação específica.

Probióticos

VEJA TAMBÉM: Docinho de banana e cacau: Aprenda a preparar esta sobremesa de apenas quatro ingredientes

As cepas mais conhecidas e utilizadas costumam ser Lactobacillus, Bifidobacterium, Enterococcus e Streptococcus, mas existem muitas outras. Cada cepa possui uma finalidade, entre as principais ações das diversas cepas bacterianas, estão: tratamento e prevenção de diarreia, constipação, síndrome de intestino irritável, redução do colesterol, glicemia, triglicerídeos, aumento do HDL, redução de peso, imunomodulação, doença inflamatória intestinal, terapia adjuvante para erradicação do H. pylori, redução dos sintomas de ansiedade e depressão, aumento da sensibilidade à insulina, tratamento de rinite alérgica, entre outros.

Algumas pessoas se beneficiam do consumo de múltiplas cepas, enquanto outras se beneficiam com o uso de cepas únicas. Além disso, o consumo de probióticos é prescrito em conjunto com outros protocolos, em algumas fases é inclusive indicado que não sejam utilizados probióticos, pois cada fase da modulação intestinal tem um objetivo específico. 

Por isso, evite suplementar probióticos por conta própria, eles podem estar causando uma bagunça em sua microbiota intestinal e piorando os sintomas intestinais. 
Sempre que possível, busque acompanhamento com um profissional adequado para orientações individualizadas conforme o seu caso. 

Cada indivíduo é único e tem suas necessidades particulares. 

Gostou do meu conteúdo? 

Me siga nas redes sociais @nutridanilauck e me conte seu feedback, ficarei muito feliz por saber sua opinião!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasPaísSaúde
Matérias Relacionadas