AINDA EM TESTES
Pesquisadores da China criam iogurte que combate a ressaca
Probiótico geneticamente modificado minimiza efeito do álcool
Última atualização: 04/03/2024 18:08
O consumo de álcool em excesso leva a ressacas dolorosas acompanhadas de dores de cabeça, fadiga e náusea. A ingestão de bebidas alcoólicas também já foi associada a um conjunto de problemas no corpo humano, incluindo doença cardíaca, cirrose e deficiência imunológica. Um jeito de evitar estas consequências seria beber menos, mas pesquisadores na China apresentaram outro caminho para mitigar as ressacas e outros efeitos adversos - um probiótico geneticamente modificado.
Em um artigo publicado em revista especializada de microbiologia, cientistas descreveram como experimentos em ratos mostraram que o tratamento reduziu a absorção alcoólica, prolongou a tolerância ao álcool e diminuiu o tempo de recuperação dos animais após a exposição à bebida.
Projeção
O probiótico ainda não foi testado em humanos, mas os autores preveem que se ele conferir os mesmos benefícios, poderia representar uma nova forma de reduzir problemas associados ao álcool, assim como males do fígado em geral.
Meng Dong, do Instituto de Zoologia da Academia Chinesa de Ciências, observou que aplicações clínicas podem se estender além das relacionadas apenas ao álcool. "Acreditamos que probióticos geneticamente modificados vão fornecer novas ideias para o tratamento de doenças do fígado", ela disse.
Dong explica que o próximo passo é investigar se o potencial terapêutico do probiótico modificado se estende a humanos. "Estamos entusiasmados pelos efeitos benéficos de probióticos recombinantes na recuperação de danos agudos ao intestino e fígado por consumo de álcool." (Science Daily)