Uma crença popular é que os sucos de frutas são mais saudáveis do que refrigerantes, por exemplo, mas ainda assim podem engordar. Agora, uma pesquisa científica demonstrou isso objetivamente. Mais ainda, indicou como isso afeta as crianças.
Agora em janeiro, artigo publicado na revista médica Jama Pediatrics “encontrou associação positiva entre ingestão de suco com 100% de fruta e ganho de peso em crianças”. O estudo sugere limitar o consumo.
A principal autora da pesquisa é a médica Michelle Nguyen, da Universidade de Toronto, no Canadá. Porém, o estudo tem 13 autores, ligados a instituições de pesquisa tanto do Canadá quanto dos Estados Unidos.
No levantamento, foi feito o chamado metaestudo, que é uma análise dos dados obtidos por outras pesquisas. Os autores pesquisaram 42 levantamentos que juntaram dados nutricionais de adultos e de crianças.
Em todos os casos escolhidos para análise, houve acompanhamento dos pacientes durante seis meses, com exames periódicos e comparação entre grupos que estavam consumindo suco de frutas 100% ou outras fontes de hidratação. Foi levado em conta o Índice de Massa Corporal (IMC).
O estudo concluiu: “uma porção diária de suco 100% natural foi associada a ganho de IMC em crianças. Descobertas em adultos encontraram uma associação significativa”. O artigo científico conclui que “nossos resultados apoiam a orientação para limitar o consumo de suco de frutas para prevenir a ingestão excessiva de calorias e o ganho de peso”.
A pesquisa apontou que o ganho de peso não foi exagerado, mas ainda assim constitui um positivo observável, ou seja, as pessoas engordaram. Isso foi válido para um copo de suco ao dia, contra pessoas que não estavam tendo o mesmo consumo. O artigo aponta que há uma associação entre o suco e o aumento de peso, mas que mais estudos são necessários para explicar exatamente causas.
Problema de saúde estaria no consumo exagerado da frutose
No artigo, os autores explicam que não se trata de condenar o suco de frutas. Ele é mais saudável do que os refrigerantes. O problema está no excesso de açúcar. O mecanismo pelo qual o excesso de glicose é prejudicial à saúde é bem conhecido.
Muito açúcar no sangue prejudica vários órgãos, por isso o organismo tem mecanismos para diminuir a quantidade de glicose. Um deles é produzir gordura corporal, que é mantida em depósitos no corpo para uso em caso de necessidade.
O problema é que tanto o açúcar em excesso no sangue quanto o acúmulo de gordura corporal têm efeitos prejudiciais à saúde, já que podem produzir problemas gástricos, hepáticos e também cardíacos. Até condições neurológicas podem ser prejudicadas pelo excesso de gordura ou pelo excesso de glicose.
Os refrigerantes são ruins porque têm açúcar. Frutas têm um açúcar natural, a frutose, que não é tão concentrada.
O problema é que um copo de suco pode conter a frutose de várias frutas. Comer uma maçã ou uma laranja tem pouca frutose. Mas um copo de suco tem a frutose de quatro maçãs ou laranjas. É este fenômeno que provoca o excesso de consumo de calorias e ganho de peso.
Tentação de consumir em excesso é a grande ameaça
O consumo em excesso de frutose, que já é um risco no suco em geral, pode ser uma tentação perigosa no caso das crianças. Uma criança com sede pode decidir tomar vários copos de suco. Isso significa que ela vai consumir, no lugar do equivalente à frutose de quatro maçãs ou laranjas, o equivalente em glicose a oito ou doze frutas. Por isso a recomendação de que o consumo seja moderado, especialmente para os pequenos.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags