abc+

MITOS E VERDADES

Pegar "friagem" ou chuva dá gripe? Especialista responde

Entenda o que é real nos mitos populares sobre e um pouco da relação entre o frio e os resfriados

Publicado em: 12/07/2024 às 11h:10 Última atualização: 12/07/2024 às 11h:11
Publicidade

 

“Leva um casaco!”, é o que sempre dizem os pais ou avós, tudo para não “pegar friagem” e, consequentemente, um resfriado. Mas o que diz a ciência sobre isso?

Entenda o que é mito e quais são as verdades da relação entre o frio e os resfriados | abc+



Entenda o que é mito e quais são as verdades da relação entre o frio e os resfriados

Foto: Freepik

Para desvendar os mitos e as verdades sobre as gripes e resfriados, o infectlogista Stefan Cunha Ujvari, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, da cidade de São Paulo, responde. 

Afinal, pegar friagem ou chuva pode causar gripe ou resfriado?

A verdade é que, no inverno, o tempo frio e seco resseca nossas vias aéreas, como nariz e brônquios. Isso pode causar coriza, pois faz o epitélio, conjunto de células de revestimento do nariz, desenvolver microfissuras, que levam à liberação de secreção.

“Se você sai e pegar friagem, por estar mal agasalhado e tomar vento, o nariz pode ficar com um pouco mais de secreção, mas isso não configura uma infecção. É só uma resposta local dos vasos que dilatam um pouquinho e devido às microfissuras”, ensina Costa.

Além disso, nessa época do ano, os vírus tendem a circular mais e passamos mais tempo em ambientes fechados, aumentando a transmissão entre as pessoas.

O infectologista Ujvari destaca: a correlação entre inverno e doenças não é devido ao frio, mas aos agentes infecciosos, como os vírus, que adquirimos ao ter contato com pessoas infectadas.

A gripe é causada pelo vírus influenza, e o resfriado, na maioria das vezes, é provocado por algum rinovírus. Ou seja, não há é “culpa” dos ventos gelados ou gotas de chuva.

 

E resfriado mal curado, pode virar gripe? A gripe é um resfriado forte e o resfriado é uma gripe fraca?

O infectologista explica que não existe o “resfriado mal curado”, pois o vírus que o causa tem o seu ciclo definido: primeiro, afeta a mucosa, causando sintomas leves como nariz escorrendo, mas depois é combatido pelo organismo, que produz células de defesa e anticorpos para destruir o vírus.

Além disso, as duas são doenças diferentes. O resfriado é causado por vírus menos agressivos, enquanto a gripe é causada por um mais agressivo, provocando febre elevada e dor de garganta.

 

*Com reportagem ABC+

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade