Desde o dia 14 de agosto o Hospital São Francisco de Assis (HSFA) de Parobé voltou a realizar atendimento exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A mudança foi confirmada após publicação de portaria do Ministério da Saúde que habilita a instituição a receber o incentivo 100% SUS, instituído e pago pelo governo federal desde 2012 para unidades hospitalares sem fins lucrativos que dedicam integralmente seus serviços pelo sistema público.
LEIA TAMBÉM: “Eu sei que não vou sair com vida daqui”: Morte de mulher que teve gaze esquecida no corpo completa 1 ano
Contar com mais recursos para o funcionamento foi uma das motivações para que o HSFA optasse por realizar atendimentos apenas pelo SUS, já que com a verba federal o hospital terá garantia de fluxo contínuo de dinheiro através dos incentivos financeiros específicos do Ministério da Saúde.
De acordo com a administração do Hospital, estes recursos serão de grande ajuda para cobrir custos operacionais e de procedimentos, especialmente os de média e alta complexidade.
A decisão foi tomada dois anos após o HSFA ter aberto o atendimento particular e de convênios. Contudo, após a medida tomada em 2022, a diretoria avaliou que o retorno ao atendimento exclusivo via SUS seria o mais correto para garantir o financiamento da Instituição. “Em 2022 abrimos o hospital para atendimento particular e convênio, mas percebemos que, diante destes fatores, o melhor seria manter o hospital como 100% SUS”, disse.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags