QUANTOS VOCÊ FAZ?
Os 7 "cuidados" que estão danificando o seu cabelo
Da forma que eles são penteados até a maneira que são amarrados, entenda quais são os "cuidados" que estão danificando o cabelo
Última atualização: 04/09/2024 11:43
Lavar, escovar e até na hora de secar, algumas coisas são feitas na busca de um cabelo mais bonito, confundidas com cuidados. Entretanto, talvez elas estejam apenas danificando os fios.
FIQUE POR DENTRO: ELEIÇÕES: Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar
ENTENDA: RECEITAS: Aprenda a fazer um suco delicioso com as cascas das frutas
A Academia Norte-Americana de Dermatologia (AAD) afirma que talvez até a forma como as pessoas estão penteando os cabelos pode estar apenas fazendo com que eles fiquem ainda mais danificados.
Isso, inclusive, faz parte da lista de coisas que não devem ser feitas, mas que são comuns e vistas como cuidados com o cabelo. Elas estão na rotina de milhares de pessoas pelo mundo que podem não saber, mas estão agredindo os fios e fazendo com que eles fiquem mais frágeis, quebradiços e com frizz.
Porém, não é um problema sem solução. A AAD especificou algumas dicas para ajudar quem procura um cabelo mais saudável, para assim, ver ele mais bonito.
LEIA MAIS: RECEITAS: Este suco verde fica pronto em 10 minutos
Confira 7 "cuidados" que estão danificando o seu cabelo:
1. Lavar o cabelo esfregando o shampoo no comprimento
O recomendado é colocar o shampoo apenas no couro cabeludo e massagear calmamente e, na hora de enxaguar, deixar que ele escorra pelos fios.
2. Secar o cabelo esfregando na toalha
Primeiro, enrole o cabelo em uma toalha e deixe com que ela absorva um pouco da água ou deixe com que ele seque naturalmente.
VEJA: Ama alongamento de unhas? Você precisa ler estas dicas de dermatologistas
3. Pentear o cabelo molhado
Jamais penteie cabelo enquanto ele está molhado.
Os dermatologistas indicam, caso tenha cabelo liso, deixar com que ele seque um pouco e só então escová-lo gentilmente com um pente com os dentes largos. No caso dos cabelos com cachos, o melhor é escovar o cabelo enquanto está úmido.
4. Puxar o cabelo em um rabo de cavalo ou coque, por exemplo, de forma apertada
O recomendado pela AAD é usar os penteados mais soltos e elásticos revestidos, feitos para isso. Ou, apenas não faça rabos de cavalo ou coques.
CONFIRA: Cortar o cabelo faz com que ele cresça mais rápido? E aparar os fios nas fases da Lua?
5. Usar extensões ou apliques de cabelo
Para quem não quer abrir mão das extensões ou apliques de cabelo, o melhor é optar por uma que seja mais leve. Assim, ela não irá puxar os fios naturais.
Outra dica é fazer a aplicação em salões com profissionais especializados e não ficar mais de 3 meses com a mesma, de acordo com os dermatologistas.
Além disso, tente usar estilos de cabelo diferentes, para não precisar sempre dos apliques e extensões. E, quando estiver com elas, mantenha uma boa higiene no couro cabeludo.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
6. Aplicar produtos que tenham uma duração mais longa
A AAD indica usar penteados que não precisem deste tipo de produto.
7. Usar secador de cabelo, escovas elétricas e modelador de cachos
Novamente, deixe o cabelo secar naturalmente. Mas, se ainda preferir usar os equipamentos, utilize na potência mínima de calor, limitando o tempo de uso das escovas elétricas e modeladores. Ainda, tente usá-los apenas uma vez na semana.
Lembre-se
Lembrando que, se estiver sentindo que a saúde do cabelo não está muito boa, o recomendado é consultar um profissional dermatologista adequado, para entender qual é o diagnóstico e o melhor tratamento.