Uma onda de calor vai atingir boa parte da região Sul do Brasil até sexta-feira (15), conforme o alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por isso, no decorrer dessa semana, um dos cuidados que os gaúchos devem manter é em relação à alimentação.
Isso porque o calor favorece a proliferação bacteriana, fazendo com que os alimentos estraguem mais rápido. Em entrevista, a médica infectologista do Hospital Regina, Fábia Corteletti, informou que os alimentos cozidos e assados devem ser preferidos. “Quando estiver fora de casa, ter a certeza que estejam bem acondicionados ou refrigerados antes de ingerir, além de estar atento às embalagens, que devem conter a data de fabricação e de validade.”
O que fazer se apresentar diarreia ou vômito?
Ao apresentar sintomas de diarreia ou vômito, a médica recomenda reforçar a hidratação e não deixar de comer, mesmo com náuseas.
“Dar preferência para alimentos leves, e evitar alimentos ricos em fibras. Ter muita atenção com as crianças e idosos nessas situações, e prestar atenção nos sinais de desidratação, como mal-estar, fraqueza, sonolência, irritabilidade e dor de cabeça. Tentar a hidratação em casa, mas caso os vômitos se intensifiquem ou se a pessoa não melhorar, o ideal é procurar atendimento médico”, informa.
LEIA TAMBÉM