A bailarina da cantora Claudia Leitte, Isabella Oliveira, de apenas 21 anos, está repercutindo no País. Ela sofreu uma parada cardíaca durante um ensaio, no último sábado (2), e a principal suspeita para a fatalidade é o lúpus.
Entre mais de 80 doenças autoimunes, o lúpus é uma das mais graves, conforme o Ministério da Saúde. Ele também atinge famosas, como Lady Gaga, Selena Gomez, Kim Kardashian e Halsey.
Selena Gomez, inclusive, precisou fazer um transplante de rim em 2017, após complicações por conta da doença. Constantemente, a cantora também é alvo de ataques nas redes sociais por conta do aumento do peso, fazendo ela ir a público falar sobre como o tratamento para o lúpus influencia no corpo.
LEIA TAMBÉM: Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca durante ensaio; saiba o que pode ter causado o ataque do coração
O que é lúpus
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), conhecido popularmente apenas pelo primeiro nome, é uma doença autoimune crônica inflamatória, que pode afetar diversos órgãos e tecidos, como pele, rins e até o coração, explica o Ministério da Saúde.
Apesar de ser mais comum em mulheres, o lúpus pode afetar homens e, geralmente, tende a se manifestar entre os 15 e 40 anos.
Em casos mais graves, se não tratado da forma correta, o lúpus pode levar à morte. Por tanto, em caso de qualquer sintoma ou sinal, é importante entrar em contato com o seu médico ou um profissional da saúda especializado.
FIQUE POR DENTRO: Entenda por que a gotinha será substituída por injeção a partir desta segunda-feira
Causas
De acordo com o Ministério da Saúde, a doença autoimune acontece quando o sistema imunológico da pessoa ataca os tecidos saudáveis do prórprio corpo, por engano.
Embora não exista uma explicação concreta para a causa, o Ministério da Saúde afirma que estudos apontam que as doenças autoimunes, como o lúpus, podem acontecer após uma combinação de fatores, como:
- hormonais;
- infecciosos;
- genéticos;
- ambientais.
CONFIRA: NOVEMBRO AZUL: Câncer de próstata matou 47 homens por dia em 2023, diz SBU
Apesar de não haver uma explicação exata, a ciência explica que existem gatilhos para desencadear a doença. Entre eles, a exposição à luz do sol de forma inadequada e em horários inapropriados. Isso pode dar início ou agravar uma inflamação que já existe, levando ao lúpus.
Infecções também podem iniciar o lúpus ou causar uma recaída da doença, além do uso de determinados antibióticos e medicamentos para controlar convulsões e até de remédios para a pressão alta.
Sintomas do lúpus
Começando de repente ou aos poucos, os sintomas do lúpus podem ser moderados ou graves, temporários ou permanentes, conforme a Saúde.
LEIA TAMBÉM
A maioria dos pacientes com a doença acabam apresentando sintomas que surgem de vez em quando, durante crises. Embora possam se agravar durante um tempo, depois, eles desaparecem.
Ainda, eles podem variar conforme as partes do corpo que são afetadas pelo lúpus. No geral, os sintomas mais comuns são:
- fadiga;
- febre;
- dor nas articulações;
- rigidez muscular e inchaços;
- rash cutâneo – vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz. Afeta cerca de metade das pessoas com lúpus e piora com a luz do sol, além de também poder ser generalizado;
- lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol;
- dificuldade para respirar;
- dor no peito ao inspirar profundamente;
- sensibilidade à luz do sol;
- dor de cabeça;
- confusão mental;
- perda de memória;
- linfonodos aumentados;
- queda de cabelo;
- feridas na boca;
- desconforto geral, ansiedade, mal-estar.
Sinais específicos do lúpus
O lúpus também manifesta sintomas específicos, dependendo de qual parte do corpo ele atinge. Quando o coração é o órgão afetado, como no caso da bailarina, um dos sinais é a arritmia, ou seja, o ritmo cardíaco anormal.
FIQUE DE OLHO: Apenas 3 gotas desta solução ajudam a melhorar mais rápido o resfriado das crianças, diz estudo
Lúpus e o coração
Pessoas que convivem com o lúpus tendem a ter mais doenças cardiovasculares, explica a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
“A hipertensão, o colesterol elevado e a insuficiência renal, todas as condições que são mais frequentes em quem tem LES, contribuem significativamente para a maior frequência das doenças do coração”, explica a entidade.
O Ministério da Saúde explica ainda que, em alguns casos, a doença pode causar a inflamação dos músculos do coração e nas artérias, o que aumenta significativamente as chances de infarto.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Lúpus tem cura?
O lúpus não tem cura. No entanto, o tratamento adequado pode controlar e até fazer desaparecer os sintomas da doença, explica a pasta. Geralmente, ele é feito com anti-inflamatórios e, em casos mais graves, com corticoides, entre outros.
No Brasil, tanto o acompanhamento quanto o tratamento são oferecidos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
- Categorias
-
Tags
- ataque cardíaco
- CORAÇÃO
- Doença autoimune
- doenças cardíacas
- doenças cardiovasculares
- infarto
- inflamação no coração
- LES
- lúpus
- lúpus e coração
- Lúpus Eritematoso Sistêmico
- ministério da saúde
- quais os sinais de lupus
- quais os sintomas de lupus
- SAÚDE
- sbr
- sinais
- Sintomas
- sociedade brasileira de reumatologia