A forma mais comum de lavar as verduras e frutas é com limão e vinagre, não? Não! Na verdade, nenhum dos ingredientes, independente de formarem um composto conseguem matar microrganismos, germes, parasitas. Então, existe forma certa?
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Apesar de errado, os ingredientes não são prejudiciais à saúde como outras receitas que costumam também ser seguidas, como usar tintura iodo, carvão ativado, sabão ou detergente e até água oxigenada.
Ao tentar usá-los para lavar vegetais, as verduras podem absorver os compostos químicos que partem em uma viagem em direção ao estômago, causando estragos.
Qual a forma certa?
O primeiro passo deve ser retirar partes da verdura que não estão boas para o consumo, como uma uva que está estragando mais rápido que suas companheiras ou um morango que está muito machucado. Depois, vem a higienização.
Agora que há o consenso “limão e vinagre não funcionam”, a segunda coisa a se fazer é levar os vegetais para a água corrente. No caso de ter folhas, é importante lavá-las separadamente, uma de cada vez, para ter certeza de que não ficaram sujeiras para trás. E então chega o momento de colocar as verduras e afins de molho em uma bacia com água clorada, de acordo com o Ministério da Saúde.
Mas atenção! Água clorada não quer dizer diretamente no cloro. Para a higienização, siga o passo a passo:
- pegue a água sanitária (sem alvejante e perfume) com 1% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 1%
- dilua 2 colheres de sopa para cada litro de água.
A água sanitária tem mais que 1%?
Se for com 2,5% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 2,5%, dilua 1 colher de sopa para cada litro de água. E não se esqueça de olhar as instruções do fabricante.
LEIA TAMBÉM