SAÚDE
Isso é o que acontece quando uma pessoa para de tomar Ozempic
Ozempic é usado como auxiliar no emagrecimento, mas estudos mostram o que pode acontecer quando deixa de ser usado
Última atualização: 29/07/2024 15:01
O remédio Ozempic e similares, como o Wegovy, estão se tornando cada vez mais populares no vocabulário mundial e brasileiro como auxiliares para o emagrecimento.
FIQUE DE OLHO: PREVISÃO DO TEMPO: Massa de ar frio faz as temperaturas despencarem no RS; veja até quando chove
O Ozempic é indicado para tratar diabetes tipo 2 e foi liberado o uso contra a obesidade no País pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E o Wegovy é indicado para controle de peso.
Apesar da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) desencorajarem o uso do medicamento para fins estéticos, nada impede que médicos prescrevam o remédio sem restrições. Mas o que acontece quando alguém para?
Primeiro, é preciso entender que a Ozempic é a base de semaglutida, que simula a ação do GLP-1, um hormônio produzido no intestino após comer, que regula a glicemia e atinge regiões do cérebro que envolvem a sensação de saciedade e recompensa, de acordo com a Abeso e a revista científica Nature.
Por conta disso, o remédio faz com que uma pessoa consiga perder quase 20% do peso em 68 semanas, conforme um estudo de 2022, publicado na revista científica Diabetes, Obesidade e Metabolismo (DOM). Porém, os efeitos não são para sempre.
VEJA TAMBÉM: Brasileira ganha prêmio internacional por modelo que substitui animal em teste de cosmético; entenda
O que acontece quando uma pessoa para de tomar Ozempic
Um estudo de 2021, publicado no Journal American Medical Association (Jama), testou 902 participantes recebendo uma dose do medicamento a base de GLP-1 por semana, de 20 até 68 semanas.
Os que pararam de tomar o remédio após as 20 semanas, gradualmente recuperaram o peso que haviam perdido. Enquanto os que continuaram o tratamento, perderam 7,9%, os que receberam placebo ganharam 6,9%.
O ganho do peso perdido acontece porque a pessoa volta a comer normalmente após semanas ou meses sem a semaglutida. Por isso é recomendado que uma reeducação alimentar, entre outros, sejam feitos junto ao uso do remédio, conforme a Abeso citando Uol.
Fontes: Jama; Abeso; Nature; DOM.