COMBATE

Hipertensão arterial é uma doença silenciosa e exames de rotina são essenciais para preveni-la

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é celebrado anualmente, no Brasil, em 26 de abril

Publicado em: 26/04/2023 08:50
Última atualização: 05/03/2024 10:09

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é celebrado anualmente, no Brasil, em 26 de abril. Essa data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e controle desta doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.


Hipertensão arterial é uma doença silenciosa e exames de rotina são essenciais para preveni-la Foto: Adobe Stock

É importante lembrar que a hipertensão arterial é uma doença silenciosa, ou seja, muitas pessoas podem ter pressão alta e não apresentar sintomas. A prevenção e o controle desta enfermidade são fundamentais para reduzir os riscos de complicações cardiovasculares e melhorar a qualidade de vida.

O cardiologista Mateus Zanotto explica que a pressão alta é uma condição crônica em que a pressão sanguínea nas artérias está aumentada. Ela é considerada um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC) e doença renal crônica.

Por ser uma doença silenciosa, o especialista lembra que é importante realizar exames de rotina e aferir a pressão arterial, "principalmente em pacientes com histórico familiar de hipertensão, obesidade, sedentarismo, tabagismo e alimentação inadequada".

Tratamento

O médico também destaca que o tratamento da hipertensão arterial inclui mudanças no estilo de vida, como a prática de atividades físicas regulares, a perda de peso, a redução da ingestão de sal,
evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cessar tabagismo. "Além disso, em alguns casos, é necessário o uso de anti-hipertensivo para controle adequado da pressão arterial", pontua.

Novidade para tratar lesão muscular

Bomba Diamagnética CTU Mega 20. O nome pode parecer estranho, mas na prática significa uma revolução no tratamento de lesões musculoesqueléticas, comum entre os atletas profissionais e, também, amadores. A tecnologia chega ao Brasil e já desperta a atenção de profissionais da saúde.

Clínicas e instituições especializadas em saúde e desenvolvimento esportivo de todo o país estão em contagem regressiva para poder disponibilizar os benefícios deste tipo de tratamento aos seus clientes/pacientes.

A tecnologia combina o efeito do campo magnético de alta intensidade e baixa frequência, associada a radiofrequência - proporciona o "efeito diamagnético", oferecendo um tratamento
indolor, não invasivo e muito mais veloz que os métodos e equipamentos tradicionais. A aplicação da terapia possibilita a regeneração do tecido lesionado e não apenas sua cicatrização.

Laçador vai conscientizar sobre ruído

Nesta quarta-feira (26), também é celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (Inad). Para marcar a data, a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) em parceria com o itt Performance, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) organizam uma intervenção urbana em Porto Alegre.

E o símbolo oficial da cidade, o Monumento ao Laçador - que utilizará protetor auricular - foi o local escolhido para esta manifestação que objetiva não somente reconhecer o problema, mas buscar soluções de enfrentamento e combate às diversas formas de poluição sonora.

Alunos e professores da Unisinos e profissionais do setor estarão reunidos para o Manifesto do Silêncio, das 14h15 - 14h16, em torno da intervenção no Monumento ao Laçador. O protetor auricular ficará no monumento até o dia 28 de abril.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilSaúde
Matérias Relacionadas