CÂNCER DE MAMA
Grupo Mãos Dadas abre as portas para integração com a comunidade de Novo Hamburgo
Há 18 anos o grupo auxilia pacientes diagnosticadas com câncer de mama
Última atualização: 29/09/2024 22:28
Com a presença de familiares e amigos de pacientes oncológicas, o Grupo Amigas de Mãos Dadas, de Novo Hamburgo, realizou no sábado (28) o tradicional chá de encontro das integrantes do gurpo. Diferente das edições que acontecem normalmente às terças-feiras, esta edição aconteceu no sábado na Catedral São Luiz Gonzaga, no centro da cidade.
LEIA TAMBÉM: Cor das unhas pode revelar até câncer: 7 mudanças que você deve prestar atenção
Uma das fundadoras do grupo, que em junho deste ano completou 18 anos, Flavia Regina Trevisan explicou que a realização em uma data diferente foi a forma encontrada para aproximar a comunidade das integrantes do grupo. “Muitos familiares queriam vir e durante a semana não podem. Então esse é um chá aberto”, conta.
Desde 2006 o Mãos Dadas acolhe mulheres diagnosticadas com câncer de mama, promovendo o chá semanal e outras atividades que servem como forma de apoio às pacientes. Inicialmente, o grupo tinha apenas 10 integrantes, que agora são mais de 160 mulheres participando das ações promovidas pelo Mãos Dadas.
No chá deste sábado, Flavia destacou o trabalho das próprias pacientes, que se voluntariam para servir os demais presentes. “A gente vendeu uns 700 ingressos, e quem está participando, servindo, ajudando são as pacientes. O Grupo Mãos Nada somos todos nós, então vendo elas com essa superação, acolhendo seus familiares, seus amigos, isso é maravilhoso, só Deus para conseguir nos proporcionar isso.”
Maturidade
Em 30 de junho deste ano o Mãos Dadas completou seus 18 anos, como o estado vivia naquele momento ainda as consequências das enchentes de maio as comemorações foram comedidas. Mesmo assim, pessoas que contribuíram e ainda auxiliam para a continuidade do grupo foram homenageadas com a entrega de nove diplomas aos homenageados.
Caminhada de conscientização
A data escolhida para realizar o chá também marca os preparativos para as atividades do Outubro Rosa, o mês de conscientização de combate ao câncer de mama. Na próxima terça-feira (1º/10) o Mãos Dadas realizará uma caminhada no centro da cidade para chamar atenção sobre a prevenção à doença.
O evento é aberto para toda comunidade, e a concentração acontece a partir das 13h30 na Praça do Imigrante, com saída prevista para às 14h.