A Organização Mundial da Saúde (OMS) está preocupada com a possibilidade de que a influenza de alta patogenicidade (H5N1) evolua e seres humanos passem a transmitir o vírus entre si.
“Eu acredito que isso continue sendo uma grande preocupação”, afirmou o cientista-chefe da agência de saúde, Jeremy Farrar, em Genebra, na Suíça, segundo o jornal britânico The Guardian.
“A grande preocupação, é claro, é que, depois de infectar patos e galinhas e cada vez mais mamíferos, o vírus evolua e desenvolva a habilidade de infectar humanos e então, criticamente, a de se propagar de humano para humano.”
Em humanos, “a taxa de mortalidade é extremamente alta” pela falta de imunidade. Ainda assim, a maior preocupação é com a possível evolução do vírus.
“É uma coisa trágica de se dizer, mas se eu for infectado pelo H5N1 e morrer, será o fim. Se eu percorrer a comunidade e espalhar isso para outra pessoa, você inicia o ciclo.”
Homem e leite de vaca testam positivo para gripe aviária
O Brasil tem 163 focos de gripe aviária até esta terça-feira (23), segundo os indicadores do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e não há registro de pessoas diagnosticadas com a influenza no País. No entanto, essa não é a realidade do mundo.
- MOSQUITO-PÓLVORA: Conheça a febre oropoche, doença que teve número de casos quadruplicados no Brasil
No Texas, Estados Unidos, um homem estava se recuperando da H5N1 ainda no início deste mês. A suspeita é que ele tenha tido contato com vacas leiteiras infectadas, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Na mesma época, o leite de vacas texanas e do Kansas testaram positivo para a gripe aviária, segundo o jornal britânico. Até o dia 19 deste mês, mais cinco estados norte-americanos registraram vacas leiteiras com o vírus.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- ANIMAIS MARINHOS
- aves
- brasil
- CASOS
- CASOS DE GRIPE AVIÁRIA
- CASOS DE GRIPE AVIÁRIA NO RS
- contaminação por H5N1
- ESTADOS UNIDOS
- EUA
- gripe
- gripe aviaria
- H5N1
- HUMANOS
- HUMANOS COM GRIPE AVIÁRIA
- infecção
- INFECÇÃO DE HUMANOS
- influenza
- Influenza Aviária
- Leite
- MAPA
- Ministério da Agricultura e Pecuária
- mundo
- oms
- Organização Mundial da Saúde
- texas
- Vaca
- VACA LEITEIRA
- WHO