Cuidar do jardim pode ser terapêutico, capaz de reduzir o estresse e a aliviar a fadiga mental, dentre outros benefícios, de acordo com estudos. Entretanto, caso não seja feito de forma cuidadosa, pode prejudicar a pele.
Entretanto, há como continuar na jardinagem e não ter problemas com a pele.
FIQUE DE OLHO: Os 7 “cuidados” que estão danificando o seu cabelo
CONFIRA: ONDA DE CALOR: Inmet alerta para 5 dias de calor com risco à saúde; RS pode ter até 40°C
Primeiro, é importante entender que não há problema algum em cuidar das plantas. É preciso, no entanto, tomar cuidado com o contato direto da pele com as plantas, de acordo com a Academia Norte-Americana de Dermatologia (AAD).
Isso porque existe a fitofotodermatite, uma dermatose que acontece após uma reação química da pele com a seiva de algumas delas.
Quando isso acontece, lesões avermelhadas podem aparecer no local, formando vergões e até bolhas, que podem demorar entre 24 e 48 horas para surgir, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A queimadura pelo contato do limão com a exposição de luz solar na pele é um exemplo mais comum deste tipo de dermatose, que também pode ocorrer com outras substâncias.
LEIA MAIS: Ama alongamento de unhas? Você precisa ler estas dicas de dermatologistas
Mas, não é preciso entrar em pânico e parar de cuidar das plantas! A maneira de evitar é se cuidando e, para ajudar na prevenção, a AAD deixou nove dicas.
9 dicas de especialistas para cuidar da pele enquanto faz jardinagem:
1. Use proteção e se cubra
A primeira dica dos especialistas é se cobrir. Isso é, usar luvas, assim como camisetas e casacos longos, que cubram o corpo. Meias, calças compridas e calçados fechados também são recomendados.
2. Use protetor solar
Outro ponto importante é reforçar o uso do protetor solar, principalmente em áreas que não estão cobertas, como o rosto. O melhor é que ele tenha resistência à água, com SPF 30 ou maior.
ENTENDA: Mais de 700 mudas de árvores podem ser retiradas de graça em Novo Hamburgo
3. Escolha horários em que o sol está mais fraco
Ou seja, prefira cuidar do jardim antes das 10 horas e depois das 14. E, caso tenha que fazer nesses horários, tente ficar na sombra.
4. Tente prevenir mordidas de insetos
Dentre as formas de prevenir mordidas de insetos estão:
- usar repelentes;
- evitar jardinar durante o entardecer e amanhecer, quando os insetos estão mais ativos;
- sacuda o bicho ao invés de bater nele, evitando mordidas e picadas.
LEIA TAMBÉM
FIQUE POR DENTRO: RECEITAS: Este suco ajuda a reduzir o estresse e faz bem para o cérebro
5. Leia os rótulos dos produtos que for usar antes de tudo
O uso incorreto de produtos para jardinagem podem levar a pequenas irritações na pele, até queimaduras mais perigosas. Por isso, é importante sempre ler os rótulos antes, explica a AAD.
6. Evite tocar no rosto
Ao tocar o rosto enquanto esta cuidando do jardim, a seiva ou outras substâncias podem acabar entrando em contato com a pele, causando as irritações.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
7. Cuide de machucados assim que acontecerem
Se cortar enquanto está no jardim não é incomum, mas até os menores cortes podem ficar infeccionados. Por conta disso, os dermatologistas recomendam:
- lavar o machucado imediatamente, com água e sabão;
- cobrir o corte com um curativo;
- manter o machucado limpo;
- limpar e trocar de curativo todos os dias, até que esteja curado.
8. Evite comer e beber cítricos
Muito comum durante o verão, evitar beber sucos, ou comer frutas, cítricos é muito importante quando se está exposto ao sol, evitando acidentes.
9. Tome banho após terminar a jardinagem
É importante tomar banho após terminar os afazeres no jardim porque, de acordo com os dermatologistas, podem haver substâncias nas roupas e até na pele, podendo causar reações nada agradáveis.