CABELOS
Foliculite capilar: conheça as causas e os tratamentos
Infecções estão entre os principais motivos para o surgimento da foliculite
Última atualização: 08/07/2024 15:38
A foliculite no couro cabeludo é uma condição inflamatória que afeta os folículos pilosos, as estruturas responsáveis pelo crescimento do cabelo. A foliculite pode se manifestar como pequenas bolinhas vermelhas ou pústulas ao redor dos folículos capilares, acompanhadas de vermelhidão e coceira.
Em casos mais graves, pode levar à formação de crostas, abscessos, cicatrizes e à queda de cabelo. Segundo Mônica Berg, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS), as principais causas dessa condição são infecciosas, provocadas por bactérias.
Além disso, a foliculite pode ser provocada pelo uso de medicamentos, por oclusão e trauma ou ainda devido a outras doenças inflamatórias, como as autoimunes. Existem ainda condições próprias do indivíduo, mais raras, como a foliculite decalvante e a foliculite dissecante, condições crônicas que necessitam de diagnóstico e tratamento correto.
"É importante higienizar adequadamente o couro cabeludo, evitar as fontes de calor muito próximas e o uso constante de bonés ou chapéus", recomenda a dermatologista.
Outro cuidado que se deve ter é com a escolha de tratamento para os cabelos. "Tratamentos químicos apenas com profissionais experientes também são formas de prevenção das foliculites. Para o tratamento adequado, é necessário um diagnóstico preciso, para haver um direcionamento correto. Xampus, loções e medicamentos que contenham antibióticos e anti-inflamatórios são os produtos mais utilizados’’, afirma Mônica.
O diagnóstico é realizado pelo médico dermatologista através do exame físico, e se necessário, são solicitados exames complementares, como a dermatoscopia ou o exame de coleta de material para análise em laboratório.