Os próximos dias podem ter tempo instável, transformando os dias ensolarados em nuvens cinzas que cobrem o céu. Pode até parecer que o Sol está escondido e não é preciso tomar certos cuidados, mas não se engane, ele ainda pode trazer malefícios se a exposição não for feita com cautela e cuidados.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Faça chuva ou sol
“Precisa usar protetor solar todos os dias, faça chuva ou faça sol”, afirma a dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) doutora Gabriela Horn.
Pode parecer que as nuvens estão impedindo que o Sol chegue até a superfície, mas a realidade é outra. “A radiação ultravioleta está passando pelas nuvens”, explica, “muitas vezes, mesmo no dia nublado, temos índices de radiação UV altos”.
Mas como a radiação solar age na pele?
O Sol emana energia, que se propaga por todas as direções no espaço, através de ondas eletromagnéticas e uma delas é a radiação ultravioleta (UV). Os olhos não conseguem vê-la, mas a pele sente. Dois tipos são perigosos: UVA, que envelhece; UVB, que queima. Independente, todas as formas desta radiação danificam o DNA do corpo, resultando no câncer.
Dias nublados
Embora o dia esteja nublado, não quer dizer que não há presença de sol e, logo, os raios UV. “As nuvens não são uma barreira protetora.” A doutora Horn explica que os malefícios da exposição, ainda que haja grande presença de nuvens, são:
- queimaduras na pele;
- envelhecimento;
- aumento no risco de câncer de pele.
A sombra também não é uma proteção 100% eficaz, visto que não bloqueia completamente os raios, que podem refletir do chão. O conselho é: vai sair? Aplicar protetor solar em todas as regiões que estejam expostas”, afirma.
LEIA TAMBÉM