Para marcar o Dia Mundial da Diabetes, nesta terça-feira (14), a Associação Rio-grandense de Apoio ao Diabético (Arad), de Novo Hamburgo, realiza um evento para orientar sobre a doença e também oferecer exames gratuitos.
FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP
A ação ocorre na terça, das 10 às 16 horas, na sede do Sindicato dos Médicos de Novo Hamburgo (Avenida Victor Hugo Kunz, 950, Hamburgo Velho, em frente aos Correios).
A presidente da Arad-NH, Rosana Blankenheim, explica que o evento é aberto ao público e basta chegar ao local para fazer os testes ou receber orientação sobre diabetes. Terá profissionais de saúde e voluntários da Associação participando. O evento tem o apoio do Sindicado dos Médicos, da Associação de Medicina de Novo Hamburgo e do Lions Clube Centro. Serão oferecidos testes de glicose, pressão arterial, e orientação nutricional.
Haverá 600 testes disponíveis para a população. O rastreamento da doença é um passo importante para o controle e a prevenção, o que pode resultar em melhor qualidade de vida para o paciente.
Presidente do Sindicato dos Médicos de Novo Hamburgo e do Lions Clube Centro, o médico Kleber Fisch alerta que a diabetes é uma que, se não tratada adequadamente, pode acarretar sequelas irreversíveis. Fisch cita a perda de visão e amputações como principais consequências da diabetes não tratada corretamente.
Além disso, o médico chama a atenção para a diferença entre as doenças – tipos 1 e 2. Enquanto a do tipo 1 provoca sintomas mais drásticos, o que sugere a busca médica imediata, a diabetes do tipo 2 pode ser mais silenciosa. Por conta das características da diabetes tipo 2, é que eventos como este da Arad são importantes, reforça o médico. Pois o rastreamento da glicose permite alterações antes dos sintomas físicos aparecerem.
“É importante que os pacientes conheçam a diabetes, saibam sobre o tratamento e das consequências que a doença pode trazer”, comenta Rosana.
A Arad realiza encontros às segundas-feiras na sede do Sindicato dos Médicos.
LEIA TAMBÉM