abc+

DIA MUNDIAL DA DIABETES

Evento realizará 600 testes de glicose gratuitamente em Novo Hamburgo; saiba quando

Programação vai beneficiar a população com orientação sobre a doença

SUSANA DA SILVA LEITE
Publicado em: 12/11/2023 às 13h:28 Última atualização: 12/12/2023 às 09h:26
Publicidade

Para marcar o Dia Mundial da Diabetes, nesta terça-feira (14), a Associação Rio-grandense de Apoio ao Diabético (Arad), de Novo Hamburgo, realiza um evento para orientar sobre a doença e também oferecer exames gratuitos.

FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP

A ação ocorre na terça, das 10 às 16 horas, na sede do Sindicato dos Médicos de Novo Hamburgo (Avenida Victor Hugo Kunz, 950, Hamburgo Velho, em frente aos Correios).

Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, é data para a conscientização sobre o reflexo da doença na saúde | Jornal NH



Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, é data para a conscientização sobre o reflexo da doença na saúde

Foto: Adobe Stock

A presidente da Arad-NH, Rosana Blankenheim, explica que o evento é aberto ao público e basta chegar ao local para fazer os testes ou receber orientação sobre diabetes. Terá profissionais de saúde e voluntários da Associação participando. O evento tem o apoio do Sindicado dos Médicos, da Associação de Medicina de Novo Hamburgo e do Lions Clube Centro. Serão oferecidos testes de glicose, pressão arterial, e orientação nutricional.

Haverá 600 testes disponíveis para a população. O rastreamento da doença é um passo importante para o controle e a prevenção, o que pode resultar em melhor qualidade de vida para o paciente.

Presidente do Sindicato dos Médicos de Novo Hamburgo e do Lions Clube Centro, o médico Kleber Fisch alerta que a diabetes é uma que, se não tratada adequadamente, pode acarretar sequelas irreversíveis. Fisch cita a perda de visão e amputações como principais consequências da diabetes não tratada corretamente.

Além disso, o médico chama a atenção para a diferença entre as doenças – tipos 1 e 2. Enquanto a do tipo 1 provoca sintomas mais drásticos, o que sugere a busca médica imediata, a diabetes do tipo 2 pode ser mais silenciosa. Por conta das características da diabetes tipo 2, é que eventos como este da Arad são importantes, reforça o médico. Pois o rastreamento da glicose permite alterações antes dos sintomas físicos aparecerem.

“É importante que os pacientes conheçam a diabetes, saibam sobre o tratamento e das consequências que a doença pode trazer”, comenta Rosana.

A Arad realiza encontros às segundas-feiras na sede do Sindicato dos Médicos.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade