SAÚDE
Estudo diz que este superalimento é antioxidante e ajudar na prevenção do câncer
Entenda qual é o superalimento que reduz colesterol e glicose, é anti-inflamatório e muito mais, além de ser barato e fácil de encontrar
Última atualização: 20/08/2024 11:09
Para quem pretende adotar um estilo de vida mais saudável, uma das partes mais importantes da mudança pode estar no prato.
E existe um superalimento que é antioxidante, além de trazer muitos outros benefícios para a saúde, inclusive do coração e até prevenindo o câncer, conforme um estudo, mas muitas vezes pode ser esquecido e subestimado.
VEJA: 5 maneiras de aliviar os suores noturnos durante a menopausa
CONFIRA: Este suco verde com limão e mais é ótimo para o fígado; veja como preparar
O superalimento em questão é a chia, que não costuma ser caro ou difícil de ser encontrado pelo Brasil. As suas sementes possuem vitaminas e minerais capazes de trazer muitos benefícios para a saúde no geral.
Afinal, a chia é um alimento anti-hiperlipidêmico, que reduz o colesterol no sangue, possui propriedades antidiabéticas, ajudando a diminuir a glicose no sangue, anti-inflamatórias e até anticancerígenas.
As informações são de um estudo publicado em 2023, na revista científica internacional MDPI.
LEIA MAIS: Como é transmitida? Quais os sintomas? Saiba tudo sobre a nova variante da mpox
Os multi-benefícios da chia para a saúde
A semente de chia é considerada um superalimento por possuir vários nutrientes, como proteínas, fibras, lipídeos, que ajudam a promover energia, melhorando as atividades fisiológicas. Tambémé cheia de vitaminas, como a B1, B2 e niacina, e mineirais como o magnésio, cálcio, fósforo e potássio.
Além disso, ela é uma rica fonte de ácido graxo ômega-3, de origem vegetal, e fitoquímicos, que promovem a ação antioxidante. Inclusive, a chia é chamada de essencial na prevenção de diversas doenças crônicas, incluindo as cardíacas, pela pesquisa.
DICAS DE RECEITA: Aprenda a fazer um pudim com semente de chia que ajuda a prevenir câncer e alzheimer
O ômega-3 beneficia a saúde do coração porque previne a hipertensão, bloqueando disfunções do canal de cálcio e sódio. Por conter uma grande quantidade de ácidos graxos poliinsaturados, a família do ômega-3 até o ômega-6, também ajuda na imunidade.
FIQUE POR DENTRO: Suco rosa traz benefícios para a memória? Veja como preparar
Isso pode "prevenir a arritmia ventricular, que faz com que o coração bata muito rápido para prevenir a transportação do sangue rico em oxigênio para o cérebro e o corpo, o que pode levar a um ataque cardíaco", afirma o estudo.
Ainda, as sementes possuem de 30 até 34 gramas de fibras a cada 100 gramas, o que preenche os requerimentos da quantidade que deve ser consumida por dia pelas pessoas.
Na gravidez, o consumo de chia pode ajudar no desenvolvimento do cérebro e da retina do feto.
E a chia ajuda no tratamento contra outras doenças, como o parkinson e alzheimer, até diferentes tipos de câncer, já que é cheia de antioxidantes naturais, como tocoferóis, carotenóides, fitoesteróis e compostos polifenólicos.
NÃO PERCA: Entenda o que causa sensibilidade dentária e como pode ser solucionada
Superalimento há mais de 10 anos
Há mais de dez anos, os nutricionistas e cientistas já falavam sobre as grandes propriedades para a saúde que essas sementes podem trazer.
Em 2011, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) já falava das propriedades da chia, afirmando que as sementes atuavam nos níveis de colesterol, pressão alta, obesidade e diabetes.
Fontes: Abeso; Nutritional and Functional New Perspectives and Potential Health Benefits of Quinoa and Chia Seeds.