Está tendo mais esquecimentos do que costumava? Entra na sala e não lembra o que foi fazer, constantemente esquece coisas que antes estariam na ponta da língua? Pode ser brain fog, um dos muitos sintomas da pré-menopausa.
LEIA MAIS: Aprenda a fazer um suchá com amora que ajuda a regular hormônios e diminuir fogachos
Frequentemente, problemas com a memória são associados à demência, mas também é um sintoma comum da transição para a menopausa, explica o artigo Menopause and Brain Fog: How to Counsel and Treat Midlife Women, publicado em março deste ano pelo The Menopause Society e pela Sociedade Norte-Americana de Menopausa (Nams).
Segundo ele, “40% a 60% das mulheres de meia idade relatam sintomas cognitivos, como esquecimentos, durante a transição da menopausa”.
“Estudos mostram que a memória das mulheres muda de fato na menopausa”, explica a Associação Brasileira de Climatério (Sobrac), no site oficial. E estes episódios de esquecimento e confusão mental possuem um nome: brain fog.
FIQUE DE OLHO: Vacina do Butantan contra a covid tem pesquisa descontinuada; veja o motivo
O que é brain fog
Também chamado de névoa cerebral no Brasil, o termo é usado para distinguir um grupo de sintomas, geralmente tendo a ver com problemas de memória e confusão mental.
Recentemente, estudos mostraram que pessoas que tiveram Covid-19 longa também podem sofrer com o brain fog.
Na perimenopausa e até o final da menopausa em si, os relatos de mulheres que passam pelo brain fog e podem até ter sua qualidade de vida prejudicada por ele são comuns, explica a Nams.
CONFIRA: Conheça o equipamento da Ufrgs que detecta risco da pessoa desenvolver Alzheimer
Os sintomas do brain fog na menopausa
Os sintomas do brain fog costumam se manifestar em forma e intensidade diferentes para cada mulher. Conforme o artigo, a Nams e a Sobrac, eles são:
- confusão mental;
- dificuldade de lembrar palavras, nomes, anedotas e números;
- incapacidade de focar ou/e de se concentrar;
- maior distração ou perda de raciocíneo;
- esquecimentos durante o cotidiano e até de eventos e datas (por exemplo: o que foi pegar na sala).
“Estou muito esquecida, brain fog pode ser indício de demência?”
Não há como indicar se há indícios de demência ou outras doenças sem que a mulher se consulte de fato com um especialista, já que somente ele poderá ter acesso ao caso específico.
Entretanto, a Sobrac, a Nams e o artigo da The Menopause Society concordam nisso: o brain fog é algo comum na meia idade e, principalmente, durante a transição da menopausa.
“Isso pode assustar as mulheres”, explica a Nams na 7ª Edição do Guia da Menopausa (2013). De fato, a preocupação é normal, mas “esse raramente é o caso”.
A Sobrac afirma que estes incômodos podem afetar a qualidade de vida, mas geralmente sçao leves e melhoram na pós-menopausa. Conforme o artigo, apenas 293,1 mulheres em cada 100 mil desenvolvem a demência precoce no mundo.
LEIA TAMBÉM
Então, esquecer mais das coisas e até trocar nomes, entre outros distúrbios assim, são sintomas normais para quem está na pré-menopausa. O melhor é sempre procurar um profissional adequado para auxiliar no processo, principalmente no caso da menopausa.
*Fontes: The Menopause Society; Sobrac; Covid-19 longa e brain fog; Nams.
Sociedade Norte-Americana de Menopausa
- Categorias
-
Tags
- brain fog
- causa esquecimento
- cérebro
- confusão mental na menopausa
- demência
- demência ou menopausa
- mais esquecimentos
- meia idade
- memória
- memória na menopausa
- menopausa afeta a memória
- menopausa afeta memoria
- menopausa e esquecimento
- ovários
- SAÚDE
- saúde da mulher
- saúde feminina
- sintomas brain fog
- sistema reprodutor