A vitamina C é extremamente importante para a imunidade e, apesar de não ser produzida pelo organismo, está presente em muitos alimentos.
Entretanto, tomar apenas 100 ml de suco feito de uma laranja específica por dia, é o suficiente para chegar aos níveis desejados do nutriente.
LEIA TAMBÉM: Tomar vitamina C evita a gripe e outras doenças respiratórias?
O nutriente, chamado ácido ascórbico, pode ser encontrado em diversos alimentos, de acordo com a nutricionista Daniela Cierro Ros para a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), onde foi vice-presidente em 2020.
Conforme a nutricionista, as mulheres devem ingerir 75 miligramas de vitamina C por dia e os homens 90 para chegar aos níveis adequados. “A ingestão muito acima do recomendado pode também prejudicar o organismo”, disse ela à associação.
FIQUE POR DENTRO: Cientistas tentam descobrir por que novas gerações têm mais risco de câncer
A melhor laranja para aumentar níveis de vitamina C
Para chegar aos níveis indicados, o recomendado é comer diariamente alguns alimentos, como laranja, limão, acerola e até o pimentão vermelho.
Entretanto, Daniela afirma que tomar apenas 100 ml do suco feito de laranja bahia é suficiente para chegar à dosagem certa. Isso porque essa quantidade possui 94,5 mg de vitamina C, o que cobre os níveis recomendados para homens e mulheres.
Já as outras laranjas não possuem o mesmo nível. “Em 100 ml de suco da laranja pêra, encontramos 73,30 mg de ácido ascórbico. Em 100 ml de laranja lima, 41,3 mg, e em 100ml de suco de limão, 38,2 mg.”
CONFIRA: Estudo mostra que causa do autismo pode ter relação com cordão umbilical
Cuidado para não diminuir eficácia
E é preciso esquecer a história de fazer suco para tomar ao longo do dia. Daniela ressalta que, em 6 horas, ele já perde em torno de 22% do teor de vitaminas que tinha.
Além disso, a vitamina C também pode ser afetada pelo processamento de outras frutas e hortaliças. Até mesmo outras substâncias podem diminuir a concentração da mesma.
Ou seja, para aproveitar os benefícios do suco e das frutas, o melhor é consumir in natura. E, lembra ela, “adotar uma dieta equilibrada para a manutenção da saúde”.
Fonte: Asbran;
LEIA TAMBÉM