REPRODUÇÃO HUMANA

Entenda o que é ovodoação e como essa técnica pode ajudar casais

Evento propõe uma conversa informal com especialistas sobre ovodoação e embriodoação para pessoas que precisam de gametas para ter um filho

Publicado em: 18/04/2024 16:59
Última atualização: 18/04/2024 17:40

Nesta quinta-feira (18), às 20 horas, pessoas que buscam ajuda da medicina reprodutiva para ter um filho vão se encontrar com especialistas para um bate-papo aberto sobre ovodoação. Aqueles que necessitam de gametas para engravidar vão poder tirar dúvidas e trocar informações com profissionais da área e com famílias que já passaram por essa experiência.


Gravidez, ultrassonografia Foto: Adobe Stock

Participam do encontro a médica Daiane Pagliarin, especialista em reprodução humana; Fernanda Robin, chefe do programa de ovodoação da Nilo Frantz Medicina Reprodutiva, Cláudia Rachewsky, psicóloga e a geneticista Carolina Fischinger de Souza.

Para contar suas histórias estarão presentes também Jarbas Acilandre e Mikael Mielke de Bitencourt, casal homoafetivo e receptor de óvulo doado, e Karina Steiger, realizadora do evento, mãe por ovodoação e idealizadora da rede de apoio @nostentantesprojetodevida.

O evento é gratuito com vagas limitadas, e as inscrições podem ser feitas através deste link.

O que é ovodoação?

O procedimento ocorre quando uma pessoa cede seu óvulo, de forma altruísta, compartilhada ou cruzado, para que ele seja fecundado e transferido para o útero de outra pessoa. Essa doação pode ser feita também por pacientes que apresentem necessidade de tratamentos de Reprodução Humana.
A adoção de óvulos é indicada em muitos casos, como os de insuficiência ovariana precoce, problemas hereditários e genéticos que podem ser transmitidos, má formação do sistema reprodutor feminino, postergação da maternidade, entre outros.
No caso especificamente de casais homoafetivos masculinos, eles também podem receber um óvulo doado, que será fecundado com o sêmen de uma das partes e gerado no útero de outra doadora, procedimento conhecido como útero de substituição.

Serviço:

O quê: Receptoras Day
Quando: 18 de Abril
Hora: 20h
Onde: Av Nilo Peçanha, 1221, 2º andar- auditório, Porto Alegre/RS.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas