AMOR NA MENOPAUSA
Dor na relação durante menopausa? Confira 3 dicas para melhorar a vida sexual no climatério
Dentre os muitos sintomas da menopausa, desconfortos sexuais diminuem a qualidade de vida das mulheres, mas há maneiras de contornar a situação
Última atualização: 30/08/2024 18:36
Um dos muitos sintomas da menopausa são os desconfortos sexuais. Entretranto, nada está perdido. Os problemas não são eternos e há maneiras de diminuir esses sinais e trazer de volta a vida sexual das mulheres.
FIQUE DE OLHO: 13 chás que são calmantes e relaxantes para dormir
Falta de libído, dores durante as relações, chamadas de dispareunia, e a atrofia vagnal, quando as paredes da vulva e vagina ficam mais finais, secas e menos elásticas. Essas são algumas mudanças que acontecem na vida das mulheres no climatério, conforme o Ministério da Saúde.
Essas mudanças são causadas pela falta dos hormônios produzidos durante o ciclo reprodutivo e as dores, assim como os desconfortos durante o sexo, afetam, principalmente, mulheres na pós-menopausa, de acordo com a Sociedade Norte-Americana da Menopausa (Nams).
CONFIRA: Sofrendo com brain fog? Veja 7 dicas para melhorar a memória na menopausa
Um estudo, publicado em 2023, feito na Faculdade de Minas (Faminas), em Belo Horizonte, mostrou que entre mais de 60% das mulheres na pós-menopausa sentiam desconfortos pela secura vaginal e 55% reclamaram da diminuição do prazer sexual.
O estudo entrevistou 283 mulheres entre 40 e 65 anos, sendo 36,8% na pré-menopausa, 24% na perimenopausa e 39,2% na pós.
Esses sintomas desconfortáveis podem diminuir a qualidade de vida das mulheres que já estão em uma fase de muitas mudanças. Mas há maneiras de contornar a situação.
FIQUE POR DENTRO: Está mais esquecida e confusa? Pode não ser demência
3 maneiras de diminuir o desconforto no sexo:
1. Lubrificantes vaginais: grandes aliados
Uma das causas das dores durante o sexo é a falta de lubrificação e um dos aliados da mulher na menopausa pode ser o lubrificante vaginal!
Eles ajudam a diminuir a fricção e fazer com que a relação seja mais fácil, conforme a Nams. Os especialistas recomendam, no entanto, usar apenas produtos a base de água, já que os a base de óleo, como a vasilina, podem causar irritações.
E existem algumas outras dicas para encontrar o melhor lubrificante:
- procure apenas produtos feitos para a vagina;
- evite usar cremes ou loções que contenham álcool ou perfume, assim como lubrificantes com sabor, pois podem causar irritações;
2. Aposte nos hidratantes vaginais
Outra dica é apostar nos hidratantes vaginais. A Nams afirma que eles aumentam ou mantém a vagina hidratada em mulheres com atrofia vaginal e podem ter efeitos mais duradouros do que os lubrificantes.
3. Mais estímulo sexual: mais prazer e menos dor
Apesar de parecer contraditório, para que a mulher mantenha a saúded vaginal, é importante ter uma vida sexual regular e sem dores. Isso "promove a circulação sanguínea na área genital", explica a Nams.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Dores nas relações sexuais podem ser por outros motivos
É importante lembrar que existem outras doenças e condições que podem causar dores durante as relações sexuais, que nada tem a ver com a menopausa.
Por isso, é importante consultar um médico especializado, já que somente ele poderá ter acesso ao histórico da paciente, dar um diagnóstico e indicar o melhor tratamento.