Passar um café para alguém ou dar o lugar na fila do banco para outra pessoa. Atos gentis podem passar despercebidos durante o dia a dia, mas carregam uma importância poderosa para a saúde.
Nesta quarta-feira (13), o planeta comemora o Dia Mundial da Gentileza, data criada no Japão há 25 anos. E você conhece a ciência da gentileza?
CONFIRA: Milagre descrito na Bíblia pode ter explicação científica; entenda
ENTENDA: Pesquisa da Unisinos revela metais acima do permitido na Bacia do Rio dos Sinos
O que é gentileza?
Desejar bom dia para alguém passando, dar oi para um vizinho, perguntar ao caixa do supermercado como vai o dia, até juntar o lixo que estava na calçada.
Esses são atos de gentileza simples, fáceis e que trazem incríveis benefícios, de acordo com a doutora em psiquiatria e professora na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, Kelli Harding.
Ela estuda a ciência da gentileza e explica que é “incrível porque não custa nada e traz benefícios para quem faz, recebe e qualquer pessoa que esteja observando”.
FIQUE DE OLHO: O que acontece agora? Fim da escala 6×1 atinge assinaturas necessárias para PEC ser protocolada
Ainda, a gentileza está relacionada à empatia, compaixão e altruísmo, explica a Fundação de Saúde Mental do Reino Unido. No geral, os pesquisadores sugerem que ela “é um gesto motivado por sentimentos genuínos e calorosos pelos outros”.
No entanto, atos de gentileza estão intrinsecamente presos à percepção dos outros. Ou seja, de nada adianta grandes gestos, pensando estar ajudando, quando isso não envolve o que a outraa pessoa realmente acha disso.
LEIA TAMBÉM: Museu Arqueológico do RS será reaberto em Taquara no mês de dezembro
Três pontos principais da gentileza
Para a ciência, a gentileza segue três pontos principais:
- Considerar os sentimentos dos outros;
- Diariamente aceitar, ter cortesia e amor para com os outros;
- Se comportar com honra para com os outros.
VEJA MAIS: Maior prédio do mundo? Entenda o que é cubo gigante que teve construção iniciada
Gentileza gera: felicidade
Um estudo, publicado em 2018 na revista internacional Journal of Social Psychology, resolveu entender como atos de gentileza afetam a felicidade das pessoas envolvidas.
O que eles descobriram é que, não importa se a gentileza foi feita para um estranho, pessoa querida ou para si, ela gera mais felicidade.
LEIA TAMBÉM
Observadas durante sete dias, tanto as pessoas que foram gentis quanto quem recebeu a gentileza, e até os que apenas observaram, apresentaram uma maior felicidade após o período.
FIQUE POR DENTRO: GRIPE AVIÁRIA: Adolescente infectado está em estado crítico no Canadá
Ser gentil faz bem para o coração e pode diminuir dores físicas
Ser gentil pode não apenas aumentar a sensação de bem-estar, mas também trazer benefícios para a saúde cardiovascular e ainda diminui dores.
Isso porque estudos indicam que assistir alguém sendo gentil ou praticar ela libera endorfina, o hormônio que serve como um analgésico natural para o corpo.
Além disso, a organização Heart Research, do Reino Unido, e a Heart, dos EUA, afirmam que a gentileza também gera saúde física, diminuindo a pressão arterial e aumentando a imunidade.
Primeiro, porque ajuda na liberação de oxitocina, que dilata os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial.
E, em segundo lugar, está um estudo que comprovou que o ato de gentileza de gastar dinheiro com outras pessoas, aumentou a saúde do coração de adultos mais velhos diagnosticados com pressão alta.
NÃO DEIXE DE LER: Livre de BPA, mas não dos riscos: estudo mostra que plástico ainda pode causar danos sérios à saúde
E ela também gera gentileza: explicando o Efeito Cascata
Para a Universidade de Columbia, a doutora Harding explica o que chama de efeito cascata da gentileza. “Ele acontece nos milhões de momentos músculos no nosso dia a dia”, afirma.
“Por exemplo, o abraço que você dá no seu parceiro ao sair de casa durante a manhã pode significar que ele está mais propenso a deixar alguém passar na frente dele indo para o trabalho. Essa pessoa, por conta disso, pode chegar no trabalho com um humor melhor e elogiar um colega por algo bem feito, e esse colega pode começar um novo projeto porque foi encorajado, e assim vai.”
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
5 passos para começar a ser gentil em 5 minutos
Para começar a cascata, que tal ser gentil em apenas 5 minutos? Confira 5 passos simples:
- Dê bom dia/tarde/noite para um colega ou vizinho;
- Elogie a roupa ou cabelo, por exemplo, de uma pessoa próxima;
- Abrace uma pessoa querida;
- Olhe no espelho e diga três coisas boas sobre você;
- Faça um chá/café ou preparo algo para comer para uma pessoa que você gosta.