Chamada de Qdenga, a rede pública começou imunizando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos no começo de fevereiro. Idosos não estão na prioridade do Sistema Único de Saúde (SUS) para receber a vacina contra a dengue, apesar de também estarem no grupo de risco da doença.
Idosos não podem tomar a vacina da dengue?
Os idosos não podem tomar a vacina contra a dengue, mas não é apenas uma escolha. Isso por que a Qdenga, imunizante do laboratório Takeda Pharma, tem na sua bula uma faixa etária de indicação: 4 a 60 anos.
Por que idosos não podem tomar a vacina da dengue?
Os idosos, assim como os bebês, ficaram de fora da recomendação da bula por conta dos testes clínicos feitos com a vacina, segundo o Ministério da Saúde.
Imunização até então
O lote inicial adquirido pelo Ministério da Saúde era de 712 mil doses. Elas foram distribuídas entre 521 municípios de 16 estados e o Distrito Federal. O Rio Grande do Sul não está entre eles.
Para estar imunizado, a pessoa precisa fazer duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. O recomendado é que, quem teve dengue recentemente, espere 6 meses para se vacinar. Se foi ainda antes, não há motivos para esperar ou não ser imunizado.
Outras pessoas que não podem tomar a vacina são os que apresentam hipersensibilidade aos componentes da vacina ou já mostraram a alguma dose anterior, com imunodeficiência congênita ou adquirida, além de pessoas com infecção pelo HIV sintomática ou assintomática com evidência de imunossupressão.
Fonte: Ministério da Saúde
LEIA TAMBÉM