DFT
DEMÊNCIA FRONTOTEMPORAL: O que é e quais sintomas da doença de Maurício Kubrusly
Além do jornalista, o ator Bruce Willis também foi diagnosticado com DFT; saiba mais
Última atualização: 12/12/2023 09:27
A demência frontotemporal (DFT), doença diagnosticada no jornalista Maurício Kubrusly, atinge a parte frontal do cérebro. Os sintomas, ligados à região afetada, prejudicam a interação do portador com outras pessoas.
Os pacientes podem apresentar:
- Mudanças de personalidade;
- Perda de inibição social;
- Dificuldades na linguagem;
- Alterações na capacidade de empatia.
De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, existem diversos tipos de demência e o termo é usado para descrever um conjunto de sintomas que afetam a função cerebral, como problemas de memória, raciocínio, linguagem e comportamento.
"É uma condição crônica e progressiva, o que significa que piora com o tempo e não tem cura, embora existam opções de tratamento." É mais comum em idosos, mas pode ocorrer em pessoas jovens.
Outro famoso que sofre com a doença é o ator Bruce Willis, de 68 anos. Em abril, familiar do artista conhecido por filmes de ação disse que, na época, os seus movimentos estavam muito lentos, com uma agressividade constante.
"Não é mais possível manter uma conversa normal. Esse comportamento é típico de pacientes que sofrem da mesma condição", segundo Wifried Gliem, prima de Marlene Willis, de 87 anos, mãe do ator.
Qual o tratamento da demência?
Apesar de não ter cura, alguns tratamentos têm se mostrado ajudado na redução da progressão dessas condições. Alguns deles incluem:
- Medicamentos inibidores da colinesterase;
- Uso de canabinoides;
- Terapia ocupacional;
- Estimulação cognitiva;
- Cuidados com a saúde mental;
- Nutrição adequada.
Com informações de Hospital Israelita Albert Einstein