ESPECIALISTAS ALERTAM
Cor das unhas pode revelar até câncer: 7 mudanças que você deve prestar atenção
Apesar de passar despercebida, a coloração das unhas pode revelar segredos importantes sobre a saúde
Última atualização: 26/09/2024 15:22
Apesar de passar despercebida, escondida embaixo de esmaltes ou apenas não sendo notada como algo importante, a coloração das unhas pode revelar segredos importantes sobre a saúde.
"Para pessoas de pele clara, unhas saudáveis são cor de rosa com branco nas pontas. Já nas pessoas com tons de pele mais escuros, o rosa é menos vibrante", explica a dermatologista Shari Lipner para a revista Skin Healthy, edição Summer, da Academia Norte-Americana de Dermatologia (AAD).
FIQUE POR DENTRO: Como o suco de beterraba pode ser aliado do coração de mulheres 50+
Assim como na pele, mudanças repentinas na cor das unhas podem indicar doenças e até câncer. Os especialistas ressaltam, no entanto, que pintá-las de vermelho ou com cores escuras sem usar base antes pode deixá-las brancas ou amareladas.
Para identificar o que significa cada coloração, confira sete mudanças que é preciso prestar atenção:
Unhas azuis
Quando a unha muda a tonalidade natural para azulada, significa que o oxigênio não está chegando até ela. Isso pode acontecer por vários motivos, dos mais comuns a alguns preocupantes.
Entre eles, a exposição a baixas temperaturas e problemas de circulação, até doenças cardíacas e pulmonares. Ainda, pode ser que a pessoa esteja com a hemoglobina baixa. Ela é a proteína encontrada nos glóbulos vermelhos do sangue e a principal função é transportar o oxigênio pelo sangue.
CONFIRA: Como a fumaça das queimadas prejudica a pele? Especialista explica como se proteger
Pálidas
A baixa nutrição e a falta de ferro são dois dos causadores da palidez nas unhas, indicando ainda uma possível anemia.
Brancas
Apesar de ser comum em pessoas com idade avançada, a coloração branca pode indicar doenças renais ou no fígado, desnutrição, insuficiência cardíaca, diabetes, explica a dermatologista.
ENTENDA: Ama alongamento de unhas? Você precisa ler estas dicas de dermatologistas
Listras pretas
Se as unhas estão apresentando listras pretas, é hora de ir em um dermatologista. Essas listras podem ser um sinal de melanoma, uma das formas mais sérias de câncer de pele.
Entretanto, elas também aparecem por outras causas, como sangue acumulado, a própria genética da pessoa, até infecções bacterianas e presença de fungos nas unhas.
Esverdeadas
A coloração mais esverdeadas, inclusive com tons de preto, pode indicar uma possível infecção, já que as bactérias fazem o pigmento das unhas ficar verde. É comum em pessoas que passam muito tempo expostas à água, de acordo com Shari.
E quem usa muitas unhas postiças também precisa tomar cuidado. Ao lavar a louça ou tomar banho, por exemplo, a água pode ficar acumulado entre ela e a natural, fazendo com que bactérias se proliferem, causando os tons verdes.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Amarelas
Infecções fúngicas são a causa mais comum para unhas amareladas. Entretanto, outras condições podem fazer com que elas fiquem com esta coloração, como a pisoríase e até a síndrome da unha amarela (SUA). Ela é uma doença rara, frequentemente associada a complicações como bronquiectasias e rinossinusite crônica.
Vermelhidão e inchaço em volta das unhas
Inchaços ou vermelhidão em volta das unhas indicam que há uma infecção nelas.
No geral, as unhas podem revelar muito sobre a saúde. Ao notar qualquer alteração nelas ou em outras partes do corpo, o recomendado é procurar atendimento médico. Somente um profissional poderá dar o diagnóstico e tratamento correto.