O famoso skincare é cada vez mais popular no mundo, mas como será que os dermatologistas cuidam da própria pele? Eles seguem algumas dicas?
FIQUE DE OLHO: Apenas tirar a maquiagem é suficiente? Entenda como limpar a pele da forma certa em 3 passos
CONFIRA: MISS UNIVERSE BRASIL: Relembre as 15 mulheres gaúchas que foram coroadas as mais bonitas do País
Acostumados a cuidar da pele de muitos, existem algumas dicas que os dermatologistas da Academia Norte-Americana de Dermatologia (AAD) não apenas passam para os pacientes, mas também usam no dia a dia para manter a saúde.
Confira 7 dicas de skincare que os dermatologistas seguem:
1. Protetor solar todos os dias? Sim!
A primeira dica dos especialistas da AAD é ter o protetor solar como melhor amigo. “Protetor solar é uma das coisas mais importantes que você pode fazer pela sua pele”, escreveram.
Afinal, ele protege a pele de muitos perigos potenciais causados pelos raios ultravioleta (UV), que vão além de queimaduras e câncer. Afinal, ele pode causar o envelhecimento precoce, rugas e manchas.
LEIA MAIS: Tatuagem nova? Veja 5 dicas de especialistas para peles tatuadas
2. Fique longe de bronzeamentos artificiais que usam luz
Luzes artificiais que também emitem raios UV, como as presentes em máquinas de bronzeamento, são tão prejudiciais quanto ficar exposto ao sol. Sempre prefira sprays para isso ou outros produtos certificados e que não utilizem luz.
3. Nada de rotinas de skincare complicadas
Outra dica muito importante dos especialistas é: menos é mais. Quando se fala de skincare, é normal ver vídeos nas redes sociais onde diversos produtos são usados apenas na rotina da noite e isso não é necessário.
O importante é focar no básico, como um bom protetor solar e hidratante, além de lavar o rosto, entre outros. Encontre uma rotina confortável para a manhã e a noite e siga com ela.
APRENDA: RECEITAS: Café da manhã com suco rosa? Aprenda a fazer
4. Cuidado ao escolher os produtos de skincare
Cuidado na hora de escolher os produtos para a rotina de skincare. O recomendado é entender o tipo de pele que possui e então ir atrás dos mais apropriados para ele.
5. Não esqueça dos lábios
Os lábios também precisam de cuidados! Os dermatologistas recomendam usar balms ou protetores labiais, até hidrantes, que possuam SPF 30 ou maior.
ENTENDA: Entenda o impacto da fumaça das queimadas à saúde e confira alerta de pneumologista
6. Deixe as mãos longe do rosto
Tem mania de ficar estourando espinhas ou cravos? O melhor é parar. Os especialistas explicam que isso pode causar cicatrizes na pele.
LEIA TAMBÉM
Além disso, quando as mãos tocam no rosto, acabam transferindo sujeiras, germes e olhos. Então, deixe elas longe.
7. Sempre verifique a pele
Ficar checando a pele no espelho é uma maneira de notar rapidamente se há sinais que podem ser preocupantes, como novas pintas ou o aumento de alguma já existente.
Cuidado com manchas, verrugas e pintas que cocem, mudem de cor ou sangrem, já que são sinais de alerta para o câncer de pele. E, é claro, caso note algo diferente, o indicado é buscar ajuda de um dermatologista.