SAÚDE

Com novos equipamentos, Feevale espera qualificar atendimento oftalmológico

Verbas para compra são provenientes de emendas parlamentares aprovadas em 2022, mas dinheiro será liberado apenas neste ano

Publicado em: 12/01/2024 19:47
Última atualização: 12/01/2024 19:48

Aprovadas em 2022, duas emendas de políticos que já não ocupam mais cargos em Brasília chegam neste ano para que o Centro Integrado de Saúde (CIS) da Universidade Feevale compre novos equipamentos para o atendimento oftalmológico.


Equipamentos para atendimento oftalmológico do CIES da Feevale Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

Em edição extraordinária publicada no início de janeiro, o Ministério da Saúde autorizou o empenho de recursos destinados pelo então senador Lasier Martins (Podemos) e Giovane Feltes (MDB), que na época ocupava o cargo de deputado federal. “O pagamento sai do fundo nacional de saúde conforme a lei orçamentária aprovada para cada parlamentar”, explica a Feevale.

No ano passado, o CIES atendeu mais 33,5 mil pessoas, dos quais 118 foram casos de oftalmologia. Mesmo com as emendas aprovadas em 2022, o recurso demorou a ser liberado. “A previsão orçamentária foi feita enquanto eles exerciam a função, aí fica amarrado”, aponta a Feevale.

Reitor da universidade, Cléber Prodanov explica que as novas aquisições serão utilizadas tanto para os estudantes quanto para a população. “As duas emendas, tanto do ex-senador Lasier Martins quanto do ex-deputado Giovanni Fealtes, foram voltadas à área da saúde, para compra de equipamentos, materiais, insumos voltados ao CIS, e serão destinadas tanto à formação quanto ao atendimento de pacientes”, afirma.

Diretora do Instituto de Ciências da Saúde da Feevale, Caren Mello Guimarães lembra que esta não é a primeira vez que a instituição recebe emendas para compra de materiais. “Temos outros equipamentos comprados nesse modelo que hoje equipam nossos consultórios de oftalmologia”, destaca Caren.

Alta demanda

Os atendimentos oftalmológicos são um dos gargalos do Sistema Único de Saúde (SUS), que busca parcerias com instituições como a Feevale para reduzir a demanda reprimida. Entre os equipamentos já comprados pela instituição que são destinados justamente para atender a população da cidade.

Atualmente, o que se tem à disposição são equipamentos voltados para a baixa e média complexidade, mas os próximos devem incluir materiais de alta complexidade. Com eles é possível que os pacientes saibam da necessidade ou não do uso de óculos e já saiam da consulta com a receita.

Juntamente com os equipamentos oftalmológico, alguns já utilizados no atendimento, o CIS também irá adquirir materiais que podem ser utilizados em outros atendimentos. Acompanhados por um professor, os estudantes dos últimos semestres do curso de medicina que proporcionam a atenção aos pacientes.

A parceria da Feevale com o serviço público não é novidade, já que outros atendimentos também são feitos na universidade. “A demanda dos pacientes a gente faz de acordo com as necessidades da região, abrimos a agenda e os pacientes vêm aqui e são atendidos, mas sempre referenciados pelo município, pela Secretaria de Saúde”, explica Caren.

Lista de equipamentos

Oftalmologia

  • 1 unidade campímetro
  • 1 unidade topógrafo de córnea
  • 1 unidade retinógrafo

Atendimento geral

  • 10 unidades esfigmomanômetros adulto
  • 10 unidades esfigmomanômetro obeso
  • 7 unidades mesa auxiliar
  • 5 unidades mesa de exames
  • 6 unidades balança antropométrica adulto
  • 3 unidades cadeira para coleta de sangue
  • 10 unidades banqueta
  • 1 unidade geladeira/refrigerado

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas