Seja por vergonha ou por medo de magoar alguém, contar para uma pessoa próxima ou apenas conhecida que ela tem mau hálito não é uma tarefa fácil para muitos. Mas e se houvesse uma maneira de fazer isso de forma rápida e anônima?
LEIA MAIS: Menopausa precoce e infertilidade? Entenda como cigarro muda a saúde das mulheres
FIQUE POR DENTRO: Retomada do horário de verão? Alckmin diz que essa pode ser uma “boa alternativa” para poupar energia
A Associação Brasileira de Halitose (Abha) pensou em uma solução para todos que querem avisar o colega, mas não sabem como: o SOS Mau Hálito.
O sistema é simples. Basta cadastrar o nome e o e-mail da pessoa que possui mau hálito e, em um prazo de 10 dias, ela irá receber um e-mail contando.
“Por que a Abha está lhe enviando este e-mail? Porque um amigo próximo a você, conhecendo o trabalho desenvolvido pela nossa Associação, solicitou que entrássemos em contato para alguns esclarecimentos”, escreve a instituição.
ENTENDA: CHUVA PRETA: Fenômeno é registrado no Rio Grande do Sul por causa das queimadas
Como contar que o colega tem mau hálito de forma anônima:
Primeiro, entre no site da Abha, na aba SOS Mau Hálito;
Depois, coloque o nome e e-mail da pessoa que irá receber nas abas destacadas;
É só enviar!
No site, é possível ler todo o e-mail que a pessoa irá receber, explicando o que é a halitose, o nome científico do mau hálito, e o que pode ser feito para acabar com ela.
CONFIRA: Fisiculturista que comia 16.500 calorias por dia morre aos 36 anos
Mau hálito é um sintoma
Embora seja incômodo para os que estão à volta, o mau hálito não é sentido pela pessoa que tem, explica a associação. Isso porque as células olfativas se acostumam com os cheiros, acontecendo a “fadiga olfatória”.
Ainda, é importante lembrar que o mau hálito é um sintoma, nem sempre sendo apenas falta de higiene. Inclusive, ela pode ser causada por mais de 50 doenças.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
“A halitose nem sempre é sinônimo de uma má-higiene, podendo ser causada por inúmeros outros motivos, como stress, problemas nas vias aéreas superiores, presença de saburra lingual, redução da
produção de saliva, cáseos amigdalianos, etc”, explica a Abha.
Então, talvez contar para o amiguinho que a boca dele não cheira bem de forma anônonima pode ser não apenas um alívio para o constrangimento, como ajudá-lo com um possível problema de saúde.
LEIA TAMBÉM