A Oncoclínicas&Co está apoiando diferentes iniciativas para mitigar a situação tanto de pacientes oncológicos quanto de comunidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Entre estas ações, a instituição colocou a estrutura de suas clínicas e unidades de atendimento à disposição de outras redes de assistência oncológica que estão fechadas por causa das enchentes, a fim de receber seus pacientes.
Em Canoas, o Instituto Kaplan/Oncoclínicas cedeu sua estrutura para triagem das pessoas atendidas no hospital de campanha montado pelo Exército, que fica próximo a suas instalações. A colaboração não tem prazo para terminar.
Além disso, integrantes da equipe médica e assistencial da organização também têm realizado trabalho voluntário nos abrigos de suas respectivas localidades. A Oncoclínicas ainda mantém postos de coleta de materiais de limpeza e higiene pessoal, roupas e outros itens para doação nas unidades do RS, SP, MG, DF e RJ.
Atendimento aos pacientes
A Oncoclínicas também faz um trabalho de busca ativa daqueles que tinham consultas ou tratamentos agendados, informando os locais mais próximos para atendimento e instruindo sobre a necessidade de algum outro apoio. Também colocou à disposição um serviço de teleconsulta para facilitar a rotina de quem não consegue se deslocar, bem como o auxílio aos colaboradores em condição de risco.
Adicionalmente, a Oncoclínicas está apoiando o Abrigo Força Onco RS, dedicado a pessoas com câncer, oferecendo atendimento médico e multidisciplinar. Pacientes oncológicos desabrigados que tenham interesse em ser remanejados, devem preencher o formulário online.
LEIA TAMBÉM