abc+

SAÚDE DA VISÃO

CEGUEIRA: Quais as principais causas e como prevenir doenças que afetam os olhos

Catarata e glaucoma estão na lista de risco; confira o que mais pode provocar o problema

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 21/04/2023 às 03h:00 Última atualização: 04/03/2024 às 16h:18
Publicidade

A saúde ocular deve ser acompanhada de perto. É o que reforça o “Abril Marrom”, campanha que promove a prevenção à cegueira e a importância do cuidado com os olhos. Referência no atendimento de oftalmologia, as unidades do Grupo São Pietro Saúde realizam a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças oculares.

Cegueira atingia 1,57 milhão de brasileiros (0,75% da população)



Cegueira atingia 1,57 milhão de brasileiros (0,75% da população)

Foto: Adobe Stock

De acordo com a publicação “As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019”, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a cegueira atingia 1,57 milhão de brasileiros (0,75% da população), sendo que 74,8% dos casos teriam prevenção ou cura, o que significa que essas pessoas evitariam a perda da visão se tivessem recebido tratamento apropriado a tempo.

Entre as principais causas da cegueira estão a catarata, os erros de refração, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e a retinopatia diabética.

Segundo pesquisa conduzida pelo Ibope e o CBO, 34% da população nunca se consultou com um médico oftalmologista. E outro dado preocupante nesse mesmo levantamento é que 74% dos pacientes só buscaram atendimento após perceber algum problema na visão.

O grande perigo é que a maioria das doenças oftalmológicas só vão manifestar sintomas em estágios mais adiantados e graves.

Exames oftalmológicos de rotina são importantes em todas as fases da vida, no mínimo, uma vez ao ano. O médico oftalmologista Leandro Giaccheri ressalta a importância do Abril Marrom. “A campanha é de suma importância para conscientizar e alertar a população sobre a importância da prevenção e combate às doenças que podem levar à cegueira.”

O glaucoma pode levar à perda da visão quando a pressão elevada no interior do olho, no decorrer de alguns anos, danifica as fibras nervosas do nervo óptico. Já a catarata ocorre por conta da opacificação do cristalino. E o diabetes gera uma complicação ocular chamada Retinopatia Diabética, que causa danos aos vasos sanguíneos da retina.

Comportamento

Passar muitas horas diante das telas, de computador, TV e celular também pode ser prejudicial. Conforme Giaccheri, “nas crianças e jovens ficou comprovado que o uso prolongado das telas agrava a miopia. Outro problema que afeta todas as idades é que ao ficar na frente das telas nós reduzimos o número de vezes que piscamos, levando a sintomas de olho seco”, alerta.

Por outro lado, o avanço da tecnologia trouxe aparelhos capazes de fazer uma melhor análise do quadro de cada paciente. Com isso é possível realizar o diagnóstico mais precoce das doenças.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade