NOTA OFICIAL

CATÁSTROFE NO RS: Hospitais decidem prorrogar atendimentos eletivos pelo IPE

Decisão foi tomada em solidariedade à população gaúcha afetada pelas chuvas no Rio Grande do Sul nos últimos dias

Publicado em: 01/05/2024 17:54
Última atualização: 01/05/2024 17:55

Diante da tragédia que assola o Rio Grande do Sul, em decorrência das fortes chuvas, os hospitais que haviam anunciado a suspensão de procedimentos eletivos pelo IPE decidiram manter os serviços do convênio. A medida será válida durante todo o período de enfrentamento dos graves problemas climáticos.


Hospital de Sapiranga está entre as casas de saúde que haviam anunciado a suspensão de atendimento de procedimentos eletivos pelo IPE Foto: Divulgação

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (1°) pela Federação RS (Santas Casas e Hospitais sem Fins Lucrativos), Fehosul (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Rio Grande do Sul) e pelo grupo de 18 hospitais de média e alta complexidade que prestam atendimentos ao IPE Saúde decidiram prorrogar a assistência aos usuários do plano.

Por que os hospitais decidiram suspender atendimentos pelo IPE?

No último dia 29, o grupo de 18 hospitais - que inclui o Hospital Sapiranga - havia anunciado a suspensão dos atendimentos eletivos do IPE a partir da próxima segunda-feira (6). Com isso, exames diagnósticos, consultas, internações e procedimentos de mais de 25,4 mil usuários haviam sido afetados.

A iniciativa de suspender os atendimentos foi necessária diante da falta de sustentabilidade gerada pelos novos modelos de remuneração do plano, adotadas em 1° de abril.

Ao mesmo tempo, em que reafirmam a disposição para o diálogo construtivo, as entidades e os hospitais ratificam a decisão notificada ao IPE no dia 29 de abril, quanto ao sequencial processo de descredenciamento, aguardando, contudo, que seja superado o cenário de calamidade enfrentado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas