CORAÇÃO DO LADO DIREITO

Catarinense descobre adulto que tem todos os órgãos invertidos; entenda a condição rara

Homem descobriu ter condição rara por acaso, em uma consulta médica de rotina

Publicado em: 23/09/2024 13:34
Última atualização: 23/09/2024 13:35

Jonas Cristian, de Santa Catarina, foi ao médico apenas para uma consulta de rotina quando descobriu ter uma condição rara que apenas 0,01% das pessoas possuem.

Os órgãos do rapaz estão do lado contrário onde deveriam estar, como uma imagem em um espelho. "A maioria não acredita até sentir meu coração batendo do lado direito", explicou ele ao portal de notícias ND+.

CONFIRA: Fumaça das queimadas retorna ao RS e afeta a qualidade do ar; veja como está a situação


Homem descobriu ter condição rara por acaso, em uma consulta médica de rotina Foto: Freepik

Durante a consulta, Jonas, atualmente com 32 anos, descobriu que possui a Situs Inversus Totalis (SIT). A condição é uma alteração genética onde todos os órgãos da região torácica e abdominal estão do lado contrário onde deveriam estar no corpo, explica um artigo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Dentre eles, está o coração, na chamada dextrocardia. Pessoas que vivem com a condição, possuem ele ao lado direito do peito, ao invés do esquerdo. Assim como Jonas, que foi diagnosticado com ela ainda aos 5 anos.

LEIA MAIS: RECEITAS: Suco com fruta que ajuda a ir no banheiro? Aprenda a fazer

Entretanto, por toda a infância até a vida adulta, jamais suspeitou que houvesse algo além dela. "Provavelmente fui examinado de forma errada ou sem a devida atenção à minha condição por muitos profissionais ao longo da vida", afirmou ao portal.

Somente na vida adulta, após a consulta de rotina, que o médico suspeitou de algo diferente. Ele pediu exames de imagem e, após ver os resultados, perguntou se o homem havia sofrido um acidente ou passado por cirurgias.

"Respondi que não e mencionei a dextrocardia. Ele fez uma cara de surpresa, sorriu, e, após um ultrassom, explicou sobre o Situs Inversus Totalis. Disse que eu era o primeiro paciente com essa 'anomalia' que ele conhecia", contou.

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Situs Inversus Totalis

Jonas não ter sido diagnosticado antes não é algo incomum, já que a maioria dos pacientes com a SIT são assintomáticos. Isso faz com que muitos acabem descobrindo por acaso que possuem a condição, explica um estudo publicado na Revista da Saúde.

A SIT é uma alteração genética e acontece durante o período de formação do embrião. Embora muitas pessoas não possuam sintomas, cerca de 5 a 10% dos casos estão relacionados com má formações cardíacas congênitas, que podem interferir o fluxo correto de sangue.

Jonas contou ao portal que leva uma vida normal. A única coisa que notou é o cansaço, que aparece mais rápido quando faz atividades físicas. Apesar disso, ele afirmou que não é algo grave e não o impede de nada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilSaúde
Matérias Relacionadas