ATIVIDADE FÍSICA
Caminhada após as refeições ajuda a reduzir a glicose? Entenda
Endocrinologista Clayton Macedo incentiva a prática de exercícios e explica os benefícios da atividade física pós-prandial
Última atualização: 17/10/2023 14:29
"Vá caminhar com seu pet após fazer uma refeição, mesmo que você não tenha um". Com essa brincadeira, o endocrinologista Clayton Macedo incentiva a prática de exercícios e explica os benefícios da atividade física pós-prandial (após a refeição) no controle glicêmico de pacientes com diabetes tipo 2.
O assunto foi um dos temas discutidos por médicos no mês passado durante o Congresso Americano de Diabetes, nos Estados Unidos. A questão em debate era saber se um paciente com diabetes teria mais benefícios no controle da glicemia fazendo exercícios em jejum ou após se alimentar. A conclusão é que fazer alguma atividade física imediatamente após comer é uma excelente opção - daí veio a brincadeira de aproveitar e levar o pet para passear.
Geralmente, após uma refeição, os níveis de glicose no sangue aumentam. Por isso, ocorre uma elevação da produção de insulina para ajudar as células a utilizarem o açúcar como energia ou armazená-lo. No caso de pessoas com diabetes, o uso de medicamentos ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Evitar variações acentuadas nesses níveis é uma das dificuldades no gerenciamento da doença.
"As evidências mais robustas recomendam o exercício físico após refeições para pessoas com diabetes. Alguns estudos às vezes chegam a resultados diferentes por causa de seu desenho, do tipo de diabetes, da intensidade do exercício, da duração do treinamento, do uso ou não da insulina. São muitas variáveis, mas, em geral, as evidências demonstram que o controle glicêmico, a média da glicose no sangue e o perfil de lipídios melhoram com o exercício após as refeições", explicou Macedo.
O endocrinologista também ressalta que o tempo sedentário (aquele em que a pessoa fica sentada num sofá ou mesmo em frente às telas depois de comer) é outro fator de risco para diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade. Portanto, realizar uma caminhada após se alimentar - mesmo que seja leve e por cerca de 15 a 30 minutos - é uma maneira saudável de reduzir esse tempo sedentário e diminuir os riscos associados.
Ação no organismo
A atividade física reduz os níveis de glicose no sangue na medida em que a caminhada leve, por exemplo, requer um envolvimento ativo dos músculos e utiliza o combustível dos alimentos no momento em que há uma maior circulação de glicose na corrente sanguínea. Dessa forma, quanto antes o diabético fizer o exercício, ou seja, logo após se alimentar, melhores serão os resultados para diminuir o pico de aumento da glicose pós-refeição.