Um cuidado importante durante a onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul e outros estados brasileiros neste fim de semana é em relação aos alimentos, pois o calor favorece a proliferação bacteriana, fazendo com que os alimentos estraguem mais rápido.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
De acordo com a médica infectologista do Hospital Regina, Fábia Corteletti, os alimentos cozidos e assados devem ser preferidos. “Quando estiver fora de casa, ter a certeza que estejam bem acondicionados ou refrigerados antes de ingerir, além de estar atento às embalagens, que devem conter a data de fabricação e de validade”.
Ao apresentar sintomas de diarreia ou vômito, a médica recomenda reforçar a hidratação e não deixar de comer, mesmo com náuseas.
“Dar preferência para alimentos leves, e evitar alimentos ricos em fibras. Ter muita atenção com as crianças e idosos nessas situações, e prestar atenção nos sinais de desidratação, como mal estar, fraqueza, sonolência, irritabilidade e dor de cabeça. Tentar a hidratação em casa, mas caso os vômitos se intensifiquem ou se a pessoa não melhorar, o ideal é procurar atendimento médico”, informa.
LEIA TAMBÉM