MISTÉRIO NA SAÚDE
Bactéria apelidada de "comedora de ânus"? Doença perigosa está se espalhando pelo Japão
Entenda qual é a doença potencialmente fatal e misteriosa, com a taxa de mortalidade entre 30% e 70%
Última atualização: 26/03/2024 12:07
Uma bactéria, apelidada de "comedor de ânus", está se espalhando de forma alarmante no Japão neste ano. E há outro porém: as autoridades não sabem qual a causa, de acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (Niid).
Se trata de uma das doenças causadas pela bactéria streptococcus pyogenes ou streptococcus do Grupo A (Strep A), a Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS). Chamada também de "bactéria comedora de carne", ela pode causar necroses em partes do corpo na fase mais grave.
Entretanto, não se sabe exatamente de onde vem o apelido de "comedora de ânus", visto que existem poucos estudos sobre a doença causar necrose no reto. Segundo o artigo Idiopathic Rectal Necrosis in 72-year-old Women: Report of a Case and a Literature Review, até 2014 existia apenas uma publicação sobre.
Com sintomas que começam parecidos com gripe ou até assintomática, a doença é potencialmente fatal, com a taxa de mortalidade entre 30% e 70%, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), do Governo dos Estados Unidos.
Infecção alarmante e misteriosa no Japão
Em 2024, a previsão é que o número de casos no Japão passe o do ano passado, segundo o jornal The Guardian. No ano passado, 941 casos foram registrados e, apenas nos dois primeiros meses deste ano, já foram 378 no país.
O número é mais assustador, de acordo com o Governo Metropolitano de Tokyo: 517 no país, 88 apenas na capital, segundo o portal The Japan Times.
"Ainda há muitos fatores desconhecidos quando se trata dos mecanismos por trás das formas fulminantes, severas e súbitas da streptococcus", afirmou o Niid. "E nós não estamos no ponto onde podemos explicá-las."
Como é transmitida a Strep A?
A Strep A geralmente é transmitida pelo contato com pessoas infectadas. Em algumas pessoas, pode ser assintomática, mas ainda transmitem, segundo o Serviço Nacional de Saúde (NHS).
O que aumenta o risco de infecção é estar com o sistema imunológico fraco, ter feridas abertas e ter tido algumas infecções virais, como resfriados ou gripes.
Quais os sintomas da Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS)?
A STSS geralmente começa se assemelhando com uma gripe, com o paciente apresentando febre, calafrios, dores musculares, náusea e vômitos, segundo a CDC.
Porém, ela pode rapidamente evoluir para taquicardia, respiração acelerada, sinais e sintomas de falência de órgãos específicos, como rins, fígados, pulmões e até o sangue.
Nos casos mais graves, a doença pode levar ao choque súbito e à necrose de partes do corpo, como a miosite ou gangrena, podendo levar à morte.
Como evitar e prevenir pegar Strep A e STSS?
Uma das maneiras de prevenir o Strep A, e consequentemente a STSS, é manter uma boa higiene, evitando contato com pessoas infectadas, lavando as mãos com água e sabão, cobrindo a boca e o nariz com
Fonte: Centers for Disease Control and Prevention; Serviço Nacional de Saúde;